Se tinha um computador no inÃcio dos anos 2000, provavelmente já ouviu o som de arranque do Windows XP algumas vezes. Mas já o ouviu tocado de várias formas diferentes e com instrumentos fora do vulgar. O músico e YouTuber Joe Porter partilhou no YouTube um Short do som de arranque do Windows XP em 11 instrumentos.
Nunca ouviu o som de arranque do Windows XP tocado assim!
O lendário jingle é tocado por Porter na marimba, theremin, sinos de mesa, estilofone vintage, glockenspiel, xilofone, cosmofone, cristalofone, kalimba, teclado e num portátil. Este último não é exatamente um instrumento, mas os PCs já tocaram o som de arranque do Windows XP milhões de vezes, por isso acaba por não fazer mal.
A interpretação no cosmofone é a minha favorita. A melodia ressoa bem nos tubos de alumÃnio. O vÃdeo também serve para lembrar o quão épico era o som de inicialização do Windows XP.
Se gosta desse tipo de conteúdo, Porter tem uma biblioteca inteira de vÃdeos. Quem joga vai certamente gostar da música tema do Minecraft num dos clipes mais populares de Porter.
A Microsoft tem um historial em torno dos sons de arranque do Windows. Os jingles da empresa para o arranque do Windows 95, Windows XP e Windows 7 foram icónicos, pelo menos entre os nerds da tecnologia. Entretanto a gigante da tecnologia abandonou o som de inicialização de forma infame com o lançamento do Windows 8.
O Windows 8 quase teve um som de arranque, mas a Microsoft acabou por decidir não o incluir. Jensen Harris, que chegou a ser Diretor de Gestão de Programas da equipa de Experiência do Utilizador do Windows, tem um vÃdeo sobre a história dos sons de arranque do Windows e o motivo pelo qual o Windows 8 não tinha um. Mais tarde, partilhou com o mundo o som de arranque do Windows 8 que faltava.
Entretanto o som de arranque teve um regresso triunfante com o lançamento do Windows 11. A Microsoft antecipou esse regresso com uma remistura slo-fi dos sons de arranque anteriores do Windows. Claro que também pode desativá-lo se preferir.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!