O Google Maps não é apenas uma aplicação de navegação, mas também uma excelente solução para planear viagens no seu computador. A versão do serviço baseado na Web permite aos utilizadores explorar uma região, definir um itinerário e, em seguida, enviá-lo para o dispositivo móvel utilizando as vantagens óbvias de um ecrã maior. No entanto isto não estava a funcionar assim tão bem. Agora tudo está perfeito já que a Google resolveu silenciosamente este erro do Google Maps.
Google resolveu silenciosamente este erro do Google Maps
A funcionalidade integrada para enviar uma rota para os dispositivos móveis já existe há muitos anos, mas no inÃcio deste outono, vários utilizadores descobriram que já não funcionava corretamente. E o seu comportamento era tão ridÃculo quanto misterioso.
O primeiro utilizador que detectou o erro comunicou-o nos fóruns da Google a 30 de setembro, afirmando que a abertura de um mapa reencaminhado num dispositivo móvel já não funcionava corretamente.
A funcionalidade envolve vários passos essenciais. Em primeiro lugar, é necessário iniciar sessão com a mesma conta Google no computador e no dispositivo móvel. No PC, pode começar a editar um percurso, definir as paragens e todos os outros detalhes e, quando estiver pronto, enviá-lo para o dispositivo móvel utilizando o suporte integrado.
Uma vez que tem sessão iniciada com a mesma conta, a versão baseada na Web do Google Maps deve detectar o smartphone e permitir-lhe selecioná-lo como destinatário para obter o itinerário.
Depois de o mapa ser enviado, o dispositivo móvel deve apresentar uma notificação no ecrã.
Tocar nessa notificação abre o Google Maps com o itinerário criado no computador.
Os utilizadores que se depararam com a falha afirmaram que tocar na notificação apenas iniciava o Google Maps sem carregar o itinerário configurado no PC. A notificação funcionava como um atalho para o Google Maps.
As soluções genéricas a que os utilizadores do Android recorreram não permitiram que as coisas voltassem ao normal. Remover a cache, apagar os dados, reinstalar o Google Maps e até mesmo reiniciar o telefone não conseguiu corrigir o Google Maps. Assim todos acreditavam que a Google ou o fabricante do dispositivo Android tinha que intervir e resolver o problema.
A Google nunca comentou o problema. No entanto parece que a empresa tem estado a analisar o assunto discretamente. A mais recente atualização do Google Maps para dispositivos Android restaura o comportamento esperado, pelo que os utilizadores podem agora abrir os mapas partilhados tocando na notificação apresentada nos seus dispositivos móveis.
A versão mais recente do Google Maps é a 11.102.0101. Assim se estiver a executar uma versão anterior, vá à Google Play Store e atualize. Se não quiser esperar que a atualização apareça na Play Store, pode sempre utilizar o instalador de APK para instalar a versão mais recente no seu dispositivo. Uma nova versão beta também está disponÃvel como versão 11.103.0100, mas destina-se apenas a testers, com uma maior probabilidade de falhas.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!