Carros Elétricos: Olhar para a eficiência e não para a autonomia!

Já equacionou trocar o seu automóvel por um modelo 100% elétrico? Qual foi a primeira coisa que andou a ver além do preço? A autonomia não foi? Pois claro, você e qualquer outro condutor interessado na revolução elétrica.

Mas, isto é um pouco falacioso! Está cada vez mais errado olhar apenas para estes números, sendo mais correto olhar para a eficiência da motorização para ter uma ideia daquilo que vai ser o potencial de uso.

Afinal, a autonomia já está a chegar a níveis incríveis em quase todos os modelos, quase sempre acompanhada por tecnologias de carregamento rápido extremamente interessantes.

É assim preciso olhar para o carro elétrico como sempre olhou para qualquer outro automóvel.

Carros Elétricos: Temos de olhar para a eficiência e não para a autonomia

Portanto, como é óbvio, todos nós vamos olhar para a autonomia de um qualquer carro elétrico novinho em folha, para tentar perceber até onde poderemos esticar o seu uso no dia-a-dia. Mas, vamos ser muito honestos, é um problema assim tão grande? Já sabe que se por acaso der o salto para um carro elétrico, vai ter de ter um carregador em casa, e ao contrário de um qualquer carro baseado num motor a combustão, vai quase sempre começar a sua viagem a 100% ou perto disso.

Por isso, se vai todos os dias de casa para o emprego, vai buscar os filhos à escola, etc… O problema da autonomia não é de todo um problema, porque nunca vai fazer mais de 100~200 quilómetros diários.

Na verdade, a grande maioria dos condutores de carros elétricos nunca chegam a usar um carregador público. Isto a não ser que decidam ir de férias para o algarve, ou decidam fazer uma viagem mais longa de forma a conhecer o nosso país ou a península ibérica.

Se for necessário fazer um carregamento na autoestrada, ou numa qualquer terriola de passagem, isso também está cada vez mais fácil. Aliás, até aqui em Salvaterra de Magos, onde os sonhos vêem para morrer, já temos cerca de 4 carregadores sempre ativos, uns mais rápidos, outros mais lentos.

É por tudo isto que temos de começar a olhar para a eficiência e não para a autonomia que as fabricantes prometem.

Isto é curioso, mas enquanto se fala do consumo de um carro a gasóleo ou a gasolina, no mundo dos elétricos apenas interessa a autonomia. Não faz sentido! Se nunca iria comprar um carro a combustão com médias de 10 litros aos 100 quilómetros, a mesma mentalidade tem de ser empregue na aquisição de um carro elétrico.

Os carregamentos estão mais caros, tanto em casa como fora dela.

Algo que muito se deve ao aumento do preço da eletricidade, bem como de todos os impostos envolvidos.

Por isso, é preciso olhar para a quantidade de kW que o seu automóvel consome em cada quilómetro percorrido. Da mesma exata forma que tem de olhar para os litros que o seu atual carro consome em qualquer viagem.

Por exemplo, se dois carros elétricos oferecem a mesma autonomia, mas um tem a bateria mais pequena que o outro, significa que este vai ser mais barato que o outro. Porquê? Porque vai gastar menos carga a percorrer a mesma distância.

Esta diferença de preço vai acumular ao longo das semanas, meses, ou anos de uso. É importante! É por isso que as fabricantes têm de focar o seu desenvolvimento na eficiência e não no aumento puro da autonomia.

Os carros elétricos são pesados porque as baterias são extremamente pesadas. Meter mais bateria significa quase sempre aumentar o peso de todo o conjunto, o que por sua vez influencia a eficiência da motorização e até a facilidade e prazer na condução no dia-a-dia. Ninguém gosta de um carro pesado e pouco ágil.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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