Apesar do facto de a Qualcomm estar limitada ao uso do processo de 4nm da TSMC, visto que a Apple reservou a totalidade da força de produção de 3nm apenas e só para si, a realidade é que tudo indica estarmos prestes a dar as boas vindas a um aumento de performance extremamente interessante tanto na parte do CPU como na parte do GPU no mundo Android.
Na realidade, o boost na parte do GPU parece pura e simplesmente incrível, com vários ‘leaks’ a apontarem para um aumento de performance à volta dos 80% relativamente ao atual Snapdragon 8 Gen2 que dá vida à grande maioria dos telemóveis topo de gama Android.
Mas… O SoC estava tão poderoso, tão quente, e tão pouco eficiente, que a Qualcomm se viu obrigada a limitar a frequência do GPU.
Snapdragon 8 Gen3 vai levar nerf no GPU antes do seu lançamento
Portanto, o SoC Snapdragon 8 Gen3 deve chegar ao mercado com um GPU Adreno 750. Que segundo tudo aquilo que já veio a público, deve contar com um aumento de performance incrível de mais ou menos 80% relativamente ao GPU Adreno 740 do atual Snapdragon 8 Gen2.
Mas, o aumento de performance parece ser tanto, que a Qualcomm decidiu baixar a frequência do GPU para ir buscar um pouco mais de eficiência energética, acalmar o sobreaquecimento do chip. Tudo isto para oferecer um nível de performance mais consistente, sustentado, e mais amigo da autonomia da bateria.
Ainda assim, é preciso ter em conta que a Qualcomm vai dar alguma liberdade às fabricantes para mexerem nesta frequência (e em outras frequências). Assim, se por ventura quiserem trocar um pouco de eficiência energética por mais performance, estas estão à vontade. É expectável que a performance máxima deste SoC seja explorada por fabricantes como a Lenovo, ASUS e RedMagic. Que como deve saber, todos os anos apostam forte e feio no mundo dos smartphones gaming.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!