YouTube: vai poder cantar com a voz dos seus artistas preferidos

A IA pode ser uma ferramenta maravilhosa, mas também pode trazer alguns problemas. No entanto, o YouTube está a tentar implementar a IA de forma “responsável”. Isso inclui uma nova ferramenta que permite aos criadores utilizar a IA para cantar como os seus artistas favoritos. Ou seja, se optar pelo karaoke vai cantar com a voz dos seus artistas preferidos no YouTube.

YouTube: vai poder cantar com a voz dos seus artistas preferidos

Segundo a Bloomberg, o YouTube está a desenvolver uma ferramenta de IA que permite aos criadores de conteúdos alterar a sua voz para se parecerem com artistas famosos. A ferramenta descreve-se como sendo capaz de “gravar áudio usando as vozes de músicos famosos”.

Este caso de utilização tornou-se viral no início deste ano. Altura em que a IA foi utilizada para criar canções autênticas de Drake, que na realidade não eram de Drake. Em vez disso, a IA tinha criado uma canção e as próprias vozes, e era assustadoramente convincente.

samples, music, youtube, YouTube artistas preferidos

O problema com a utilização da IA foi a existência de uma série de questões legais relacionadas com a utilização da voz do artista. Ora esse é o problema que o YouTube está aparentemente a tentar resolver.

Inicialmente, o YouTube queria estrear esta ferramenta de música com IA no mês passado. No entanto adiou porque ainda estava a trabalhar nos direitos necessários para tornar a ferramenta legal. Até à data, as principais editoras discográficas ainda não aprovaram a IA.

O site de vídeos abordou as empresas de música para obter os direitos das canções que poderia utilizar para treinar esta ferramenta, referiram fontes que não pretendem ser identificadas. As principais editoras discográficas ainda não assinaram qualquer acordo, embora as discussões entre as duas partes continuem.

Anteriormente, o YouTube detalhou que estava a trabalhar com a indústria musical para abraçar a IA de forma “responsável”, bem como adaptar as ferramentas de direitos de autor existentes, como o Content ID, para lidar melhor com estas situações.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também