WhatsApp fez mais uma alteração à interface. Veja o que mudou!

Os programadores do WhatsApp têm trabalhado arduamente para garantir que os utilizadores não perdem o interesse. Dito isto, as mudanças na interface do utilizador são uma grande parte deste esforço. Assim vemos alterações regulares como a nova interface do utilizador com uma barra de separadores alinhada na parte inferior e novas cores de bolhas de mensagens. No entanto, algumas alterações são mais funcionais do que cosméticas, como o novo menu, que parece facilitar a alternância entre notas de voz e mensagens de vídeo. Vamos então olhar para esta alteração à interface do WhatsApp.

WhatsApp fez mais uma alteração à interface. Veja o que mudou!

O WhatsApp introduziu as mensagens de vídeo no início deste ano, em julho. Tal como no Snapchat, a aplicação permite-lhe tocar e manter premido o botão de gravação de vídeo e filmar um pequeno clip de 60 segundos para partilhar com um indivíduo ou grupo. É sempre possível enviar clips mais longos com a opção convencional Anexar, mas as mensagens de vídeo são mais imediatas, convenientes e podem ser reproduzidas na própria janela de conversação. A atual versão estável do WhatsApp permite mudar para o modo de mensagens de vídeo tocando uma vez no botão de gravação das mensagens de voz. Também é possível voltar ao modo de mensagem de voz com um único toque quando se está no modo de mensagem de vídeo. Isto porque manter o botão premido inicia uma gravação.

Entretanto em agosto, vimos o WhatsApp a testar uma nova animação que tornava a mudança entre modos mais visual. Tudo com os ícones da câmara e do microfone dos botões a aparecerem quando se toca para mudar. No entanto, essa implementação ainda deixava espaço para confusão. O WABetaInfo relata que a aplicação de mensagens está agora a facilitar isto, com um novo menu para alternar entre mensagens de voz e vídeo.

Nas versões beta 2.23.22.5 e 22.4 é agora possível tocar no botão de gravação em qualquer um dos modos para abrir um menu que mostra as duas opções – Áudio e Vídeo.

Para evitar confusões, aparece uma marca de verificação ao lado da opção selecionada. Trata-se de uma interface de utilizador muito mais simples. É que a presença do ícone do microfone no botão de gravação poderia confundir as pessoas. Quer se tocasse uma vez para mudar para o modo de gravação de voz, quer se esse modo já estivesse ativado.

Esta atualização também elimina a opção de desativar completamente as mensagens de vídeo. Sobretudo porque a opção é agora redundante. O WhatsApp introduziu esta opção no menu de definições da aplicação em setembro. Talvez para ajudar as pessoas que preferem mensagens de voz, ou que apenas querem evitar mudar acidentalmente para o modo de vídeo. No entanto, a nova mensagem torna a seleção do modo num caso de dois toques, tornando esta opção de definições inútil.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também