Pode parecer que ter 128 GB de armazenamento no seu dispositivo Android é muito, mas ficaria surpreendido ao ver a rapidez com que pode esgotar esse espaço. Se estiver a ficar sem espaço, apagar coisas pode tornar-se um incómodo, uma vez que tem de decidir o que vale a pena manter. Verificar o armazenamento do seu dispositivo Android mostra-lhe o que está a ocupar mais espaço, quer sejam imagens, aplicações ou outra coisa qualquer. Mas fazer a limpeza de que necessita não é assim tão fácil. Dito isto, só precisa de fazer isto para voltar a ter espaço no smartphone!
Só precisa de fazer isto para voltar a ter espaço no smartphone!
Se vir que um jogo está a ocupar muito espaço, como o Fortnite, pode eliminá-lo facilmente para ganhar espaço. No entanto, nem sempre será tão simples como isso. Se o seu rolo da câmara estiver a ocupar o maior espaço, encontrar determinadas imagens para eliminar é uma tarefa muito mais difícil.
Existem formas de aliviar este fardo, e pode até levá-lo a coisas que não esperava que ocupassem espaço.
Limpe a sua cache
Se aceder especificamente ao armazenamento das suas aplicações, verá que muitos dados das aplicações estão a ser armazenados como cache. Normalmente, trata-se apenas de alguns megabytes de cada vez, mas com várias aplicações, o espaço aumenta. Pode apagar em segurança quaisquer dados que estejam na cache, uma vez que não são de todo importantes ou insubstituíveis. No entanto começará a acumulá-los quando voltar a utilizar estas aplicações. Ainda assim pode libertar uma boa quantidade de espaço no seu telemóvel se precisar.
Para tal, aceda às definições de armazenamento do seu dispositivo Android, clique em qualquer aplicação e selecione a opção “Limpar cache”. Isto irá libertar o espaço que está listado nas definições e varia consoante a aplicação. Se fizer isto para todas as aplicações do seu telemóvel, poderá libertar um ou dois gigabytes, dependendo do número de aplicações que tiver instaladas.
Elimine os seus downloads
Tal como acontece com o seu PC, deve certificar-se de que limpa a pasta Downloads sempre que puder. Pode não parecer muito, mas ficaria surpreendido ao ver a quantidade de espaço que essa pasta pode ocupar. Se descarregou PDFs apenas para os ler durante alguns segundos, para depois se esquecer deles, então deve eliminá-los primeiro. O mesmo se aplica a imagens, vídeos e qualquer outra coisa que tenha descarregado de um síte Web e que tenha esquecido ou que não utilize.
Deverá aceder às suas transferências e certificar-se de que não tem nada a ocupar muito espaço.
Liberte espaço ocupado pelas fotografias
Se gosta de tirar muitas fotografias, é muito provável que o seu dispositivo Android esteja cheio delas. Uma ou duas fotografias não criam um grande problema. No entanto ter centenas na sua pasta de fotografias começa a ser um problema. Uma vez que está no ecossistema Android, pode fazer cópias de segurança de tudo para o Google Drive. O seu Drive tem um limite de armazenamento, mas não está de todo ligado ao seu telemóvel. Isto significa que irá mover espaço de armazenamento do seu telefone para a cloud, libertando espaço no seu dispositivo Android.
Para libertar este espaço, basta aceder à sua aplicação Google Fotos, clicar no ícone do seu perfil no canto superior direito e selecionar a opção “Libertar espaço”. O espaço libertado nos dispositivos Android varia, mas não se surpreenda se vir alguns gigas removidos do seu telefone. Estas fotografias já têm uma cópia de segurança na nuvem, por isso não se preocupe com a possibilidade de as perder para sempre.
Elimine os mapas descarregados
Muitos confiam no Google Maps para a navegação quando estão fora de casa, uma vez que é (na maioria das vezes) muito fiável. Quando está numa longa viagem de carro, pode ver a sua ligação à Internet cair, o que faz com que seja muito importante ter um mapa descarregado. Ora com o tempo pode esquecer-se de apagar os seus mapas quando já não os utiliza. Um mapa provavelmente não é um grande problema, mas se viaja muito e descarrega vários mapas offline, estes vão ocupar espaço.
Pode não achar que é um grande problema, mas os mapas offline podem ocupar bastante espaço no seu dispositivo Android, dependendo do tamanho do mapa da área que está a descarregar. Assim certifique-se de que limpa os downloads de vez em quando para libertar algum espaço. Pode sempre voltar a transferi-los no futuro, se precisar deles.
Livre-se de aplicações antigas
O método experimentado e verdadeiro para libertar espaço no seu dispositivo Android é simplesmente apagar aplicações, embora isso nem sempre seja o ideal. Como último recurso, pode ir à lista das suas aplicações e verificar quais as que utiliza e quais as que não utiliza. Poderá saber quando foi a última vez que utilizou uma aplicação ou quão pouco a utiliza, utilizando algo como as definições de Bem-estar digital da Google.
Se já passou algum tempo desde a última utilização, é provavelmente seguro apagá-la. A maior parte das aplicações não ocupa muito espaço por si só, mas se estivermos a falar de dezenas delas, há um impacto real na eliminação de várias.
Com tudo isto vai voltar a ter espaço no seu smartphone.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!