É com muita frequência que várias pessoas se queixam de ter o smartphone Android lento. No entanto a grande questão é que na maioria dos casos os utilizadores são responsáveis por esta lentidão. Assim, tendo alguns cuidados é possível ter sempre o seu smartphone rápido. Mesmo ao longo do tempo. Como tal tem de fazer estas três coisas no seu smartphone Android.
Alerta: três coisas para fazer já no seu smartphone Android!
Para resolvermos a situação temos de dar atenção a algumas coisas em especial. Aos processos, aos widgets e ao armazenamento.
Permitir processos em segundo plano excessivos
Quanto mais tempo se fica com o telemóvel, mais aplicações se tendem a instalar ao longo do tempo. Embora os dispositivos Android possam lidar com várias aplicações ao mesmo tempo, o excesso de processos em segundo plano pode ter um impacto na duração da bateria e no consumo de memória, o que pode levar a uma redução do desempenho do sistema.
Por isso, deve saber quais as aplicações que estão a ser executadas continuamente em segundo plano e como as fechar. Desta forma, pode dar prioridade às aplicações importantes enquanto fecha as que estão a consumir recursos do sistema e a reduzir a duração da bateria. Pode até ficar surpreendido ao encontrar uma aplicação que não utiliza há meses escondida em segundo plano!
Eis como ver que aplicações estão a ser executadas em segundo plano e verificar a utilização da bateria:
Abra a aplicação Definições. Selecione Bateria e toque em Utilização da bateria. Deve aparecer uma lista que indica a quantidade de bateria utilizada num determinado período de tempo.
Agora que sabe quais as aplicações que estão a ser executadas em segundo plano, poderá querer fechar algumas delas. Para tal, abra a aplicação Definições, selecione Aplicações e force o encerramento da aplicação que pretende fechar. Tenha em atenção que a aplicação poderá ser reiniciada quando reiniciar o telemóvel. Se quiser livrar-se completamente da aplicação, desinstale-a do seu dispositivo.
Sobrecarregar o ecrã inicial com widgets
Os widgets são os pequenos componentes interativos localizados no ecrã inicial do seu telemóvel Android. Fornecem informações relevantes e acesso rápido às funções da aplicação, tornando-os convenientes para os utilizadores em movimento. Infelizmente, mais nem sempre é melhor neste caso. Assim demasiados widgets podem levar a uma interface desordenada e a dificuldades de navegação no ecrã inicial.
À medida que vai inserindo widgets, o dispositivo cria também ecrãs iniciais adicionais. Isto elimina por completo a funcionalidade de acesso rápido, uma vez que passa a ser necessário percorrer várias janelas para aceder à informação pretendida – o que, tecnicamente, representa quase o mesmo esforço que abrir uma aplicação da forma habitual.
Além disso, há ainda o impacto que os widgets têm na CPU e na duração da bateria do seu telemóvel Android. Uma vez que estão a funcionar em segundo plano para fornecer informações em tempo real, consomem recursos preciosos do sistema. Por isso, num esforço para melhorar o desempenho, é aconselhável remover os widgets que são desnecessários.
Eis como remover widgets do seu ecrã inicial:
Navegue até ao ecrã inicial que contém os widgets que pretende remover. Toque e mantenha premido o widget pretendido até aparecer um pequeno menu pop-up. Toque na opção Remover no menu. Em alternativa, quando o menu pop-up aparecer, poderá ter de arrastar o widget para uma caixa de remoção. Tenha em atenção que a remoção de um widget do ecrã inicial não o elimina do telemóvel – pode continuar a utilizar a aplicação e substituir o widget mais tarde.
Ficar sem espaço de armazenamento
Pode demorar alguns meses ou alguns anos, mas eventualmente o seu Android irá notificá-lo de que atingiu a sua capacidade de armazenamento. Quando isso acontecer, deixará de poder instalar novas actualizações, tirar fotografias ou guardar ficheiros no seu telemóvel. Além disso, antes deste evento, poderá notar um declínio no desempenho geral do dispositivo. As aplicações podem ter dificuldade em abrir ou responder, enquanto os menus da interface do utilizador podem tornar-se lentos.
Para evitar que isto aconteça, é do interesse dos utilizadores do Android manter regularmente o seu espaço de armazenamento e garantir que este não se esgota. Isto pode ser feito verificando quanto espaço de armazenamento está a ser utilizado atualmente e onde estão localizados os dados.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!