YouTube disse NÃO aos Bloqueadores de Anúncios!

Qualquer serviço online gratuíto tem de ser rentabilizado de alguma forma não é verdade? Normalmente, essa rentabilização é feita a partir de anúncios publicitários. Aliás, toda a Internet tem isso como base, caso contrário não existiram produtores de conteúdo, seja esse escrito ou em vídeo. Afinal de contas, ninguém trabalha de borla para ninguém.

No entanto, durante muitos e longos anos, a equipa responsável pelo YouTube sempre permitiu o uso de bloqueados de anúncios na sua plataforma. Como deve imaginar, os incríveis engenheiros da Google sabem muito bem que você acede ao YouTube com um qualquer programa bloqueador de anúncios instalado, seja no seu PC ou Smartphone. A equipa apenas escolheu ignorar esse tipo de uso! Primeiro porque a grande maioria dos utilizadores (ainda) não usa um ad-block no seu aparelho computacional, a sua proibição causaria problemas dentro da comunidade, e claro, porque a Google não insistia nessa componente.

Pois bem, nos tempos que correm, o uso de ad-blocks está cada vez mais mainstream, e claro, a vontade de fazer dinheiro por parte da Google não tem fim. É exatamente por isso que a caça ao ad-block começou. Como seria de esperar, a reação da comunidade não perdeu tempo!

YouTube disse NÃO aos Bloqueadores de Anúncios!

Portanto, depois de uma série de anos a ignorar o “problema”, o YouTube está a tomar uma posição contra a utilização de bloqueadores de anúncios para contornar os conteúdos publicitários na sua plataforma. Sendo exatamente que existe agora uma estratégia de caça a quem usa este tipo de add-on, para instigar os fãs de bloqueadores de anúncios a ativar os mesmo no site ou a experimentar a sua experiência premium (paga) sem anúncios.

O que acontece se continuar com Bloqueador?

É simples! O YouTube começou a limitar as visualizações para os utilizadores com ad-block, efetivamente limitando a experiência de uso da platafora. Assim, se tiver um ad-block instalado, tem acesso a apenas 3 vídeos.

Porém, é preciso referenciar que o YouTube Premium aumentou de preço em 2023. Em Portugal ainda custa 8.49€, mas lá fora, por exemplo nos Estados Unidos, subiu dos 11.99$ para 13.99$ por mês.

O que podem os utilizadores fazer?

Existem várias conversas de abandono da plataforma, para outras como o X. Mas… Será que isso faz sentido? É possível que o YouTube perca alguns espectadores por causa da nova posição relativamente aos bloqueadores de anúncios? Claro, mas é muito mais plausível que as receitas aumentem a uma escala global, uma vez que alguns dos actuais utilizadores de bloqueadores de anúncios optarão, sem dúvida, por colocar o site na lista branca em vez de perderem totalmente o acesso. Além disto, é também provável que muitos outros utilizadores optem pela subscrição premium, que caso não saiba, também dá acesso ao YouTube Music.

Curiosamente, mesmo que alguns utilizadores deixem de utilizar o YouTube, não existirá uma perda de receitas. Afinal, esses utilizadores não estavam a ver anúncios de qualquer forma.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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