Revolução chegou ao YouTube e há mudanças incríveis! Já viu?

Em 2020, o YouTube decidiu mudar a forma como testa novas funcionalidades. Em vez de escolher utilizadores aleatórios do Google para testar coisas experimentais, a empresa começou a dar uma espreitadela aos subscritores Premium. Algumas das funcionalidades interessantes que tem vindo a testar recentemente incluem o bloqueio do ecrã para evitar toques acidentais e a descoberta de uma música apenas por cantarolar. Mas agora, não é preciso ser um utilizador Premium para pôr as mãos nestas funcionalidades, pois o YouTube está finalmente a abri-las a todos. De facto, é uma verdadeira revolução que está a chegar ao YouTube.

Revolução chegou ao YouTube e há mudanças incríveis! Já viu?

O YouTube anunciou que está a lançar dezenas de novas funcionalidades para a sua aplicação móvel, dando-lhe mais controlo sobre a forma como vê os vídeos. Para além disso torna mais fácil encontrar as partes que realmente quer ver. No início deste ano, a plataforma experimentou permitir que os utilizadores mantivessem premida a metade direita do leitor de vídeo para duplicar a velocidade de reprodução. Agora, o atalho ficou ainda mais fácil. Assim basta premir e manter premido em qualquer parte do leitor, quer esteja a ver em ecrã inteiro ou no modo retrato, para duplicar a velocidade. Quando chegar à parte que queres, basta soltar.

Outra funcionalidade útil elimina aquelas explosões de som repentinas e irritantes. A nova funcionalidade de volume estável do YouTube mantém as coisas estáveis e uniformes, para que possa desfrutar dos seus vídeos sem alterações de volume. Está ativada por defeito, mas se quiser ajustá-la, basta tocar no ícone da engrenagem na aplicação e ir para “Definições adicionais”.

Entretanto pode finalmente dizer adeus à frustrante busca por aquela música que ficou na sua cabeça

O YouTube vai integrar uma função reconhecimento de voz alimentada por IA que identifica magicamente uma música enquanto cantarola, canta ou toca a melodia de uma música no aplicativo. A Google já tem uma funcionalidade semelhante há algum tempo. O YouTube tem estado a testar esta funcionalidade desde agosto, e agora está pronta, embora inicialmente esteja disponível apenas em telemoveis Android.

O YouTube também está a tornar a sua experiência de navegação móvel ainda melhor com miniaturas de pré-visualização maiores. Tudo para que possa ver melhor o que está prestes a ver. Chegou também uma funcionalidade de bloqueio para o leitor de vídeo, para que não tenha de se preocupar com toques e deslizes acidentais que possam estragar a sua experiência de visualização, como mostra o vídeo abaixo.

Entretanto se estiver a passar um vídeo e de repente mudar de ideias mova o dedo de volta para onde começou e soltá-lo quando sentir uma vibração para cancelar a reprodução. Como bónus, os botões “Gosto” e “Subscrever” têm agora uma animação quando se toca neles.

O seu espaço pessoal também foi remodelado

O YouTube combinou o separador Biblioteca e a página da conta num novo separador chamado “Tu”. É aqui que encontra todos os vídeos vistos anteriormente, listas de reprodução, transferências e compras, juntamente com as definições da sua conta e informações do canal. O separador substitui agora o separador Biblioteca na Web, no telemóvel e nos tablets.

Para os utilizadores de smart TV, o YouTube está a tornar mais fácil encontrar todos os detalhes sobre os vídeos que está a ver. Chegou também um novo menu vertical que aparece quando se clica no título do vídeo, dando acesso à descrição do vídeo, aos comentários, ao botão de subscrição e aos capítulos do vídeo. Os utilizadores da Web e de dispositivos móveis não foram deixados de fora. Assim o YouTube está a implementar melhorias semelhantes, como uma secção de descrição rolável.

O que acha desta verdadeira revolução no YouTube?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também