(Análise) Huawei Freebuds Pro 3: É a prova da qualidade!

A Huawei desapareceu do mercado Europeu no lado dos telemóveis, mas nos wearables? Continua incrível! A gigante Chinesa continua a trazer produtos de fazer crescer água na boca em termos de performance, quase sempre aliados a designs inovadores e joviais.

Os Freebuds Pro 3 são apenas o mais recente exemplo disso mesmo.

(Análise) Huawei Freebuds Pro 3: É a prova da qualidade!

Portanto, os novos earbuds FreeBuds Pro 3 são a mais recente novidade da Huawei no mundo dos wearables, apostando numa nova era de qualidadede som lossless, que é muito honestamente o pronto fraco de qualquer produto sem fios focado no áudio. Afinal, o Bluetooth deixou de ser uma tecnologia inovadora, para agora ser um fator limitador na passagem de uma grande quantidade de dados a alta velocidade.

Para tentar enfrentar os desafios do mercado atual temos uma grande aposta num chip Kirin A2, e claro, muito software de qualidade para melhorar a transmissão de dados do smartphone para os earbuds.

Resultou? Vamos por partes!

Design

Como deve saber, todos os produtos Huawei contam com um design muito próprio da fabricante Chinesa. Porém, como é de esperar, é nas gamas mais altas que conseguimos ficar boquiabertos com a atenção ao detalhe, e linhas mais interessantes. Curiosamente, é algo que começa logo na caixa, com o nome e marca a serem imprimidos a Prata, a indicar a posição “topo de gama” deste produto. Entretanto, a acompanhar a parte praterada temos ainda as certificações HWA e Hi-Res Audio Wireless.

Quanto aos earbuds em si, temos de ser honestos, são extremamente parecidos aos seus antecessores (FreeBuds Pro 2). O que não é mau! Se o design era bom, não é preciso mudar tudo e começar do zero. As mexidas aconteceram onde eram possíveis e necessárias. Por isso, temos um grande foco na miniaturização, perda de peso e melhoria na facilidade de uso no dia-a-dia.

Mais concretamente, tanto a caixa como os buds em si ficaram mais pequenos, mais leves, mais confortáveis, e são agora muito mais fáceis de tirar da caixa de transporte e carregamento. (Esta última era uma das grandes queixas dos utilizadores).

Ainda no campo da praticabilidade, os FreeBuds Pro 3 têm também um renovado sistema de controlo por toque, que tenta corrigir muitas das falhas que os utilizadores assinalaram nos produtos do passado.

Isto significa que os FreeBuds Pro 3 não são uma revolução, mas são um produto muito superior em pequenos aspetos que fazem a diferença, e também provam que a Huawei toma realmente atenção ao feedback dos consumidores.

O que temos de novidades técnicas?

  • Qualidade lossess (1.5Mbps),
  • Funcionalidade Quiet Call 2.0 (Cancelamento de Ruído em Chamada),
  • Inteligente Dynamic Noise Cancellation 3.0 (Outra tecnologia de cancelamento de ruído, agora mais focada no uso normal),
  • High Definition Spatial Audio 2.0 (Audio Espacial),
  • IP54.
  • Conectividade Multi-Point Inteligente (Mais que um aparelho ao mesmo tempo)
  • Ligação Forte (até 15~20m com obstáculos)

O que significa tudo isto?

Bem, num mundo em que começa a ser cada vez mais complicado melhorar a qualidade de som de um par de earbuds, porque estão sempre limitados pela largura de banda que o padrão Bluetooth mais recente é capaz de oferecer, a Huawei apostou forte e feio no melhor hardware que tinha para implementar, e claro, em software incrível para tirar o melhor partido da largura de banda disponível.

Um excelento exemplo está no algoritmo Quiet Call 2.0, capaz de capturar os ruídos mais irritantes à sua volta, como o barulho de escritório à sua volta, ou carros a andar de um lado para o outro na rua, para depois os anular em chamada. Quem estiver a falar consigo vai ouvir apenas e só a sua voz.

É uma tecnologia poderosa, e que lhe vai dar um jeitaço para chamadas.

Um outro exemplo disto está na força da conectividade, com a capacidade de ir abrir a porta sem levar o telemóvel atrás e não perder nem 1% de qualidade sonora. Nos nossos testes, conseguimos descer 1 andar, e movimentar-nos entre 3 divisões sem perder a ligação ao smartphone.

Como nem tudo pode ser bom, existe um problema com estes earbuds. A app companheira tem de ser instalada a partir de fora da Google Play Store. Não é o fim do mundo, mas é chato.

Para resumir tudo isto, é um par de earbuds capazes de fazer tudo aquilo que é suposto retirar de um produto de gama alta. Aliás, posso até dizer que os FreeBuds Pro 3, em termos de performance propriamente dita, são dos melhores earbuds que o dinheiro pode comprar. Isto com a ajuda do facto de a Huawei já ter percebido que não vale a pena insistir num ecossistema próprio, e como tal, todas as funcionalidades estão abertas a todos os smartphones do mercado.

Cancelamento de Ruído

Esta é uma das partes mais importantes de qualquer wearable focado no áudio, especialmente quando a fabricante promete tanto logo na embalagem.

Pois bem, o Intelligent Dynamic Noise Cancellation 3.0 significa que temos um novo sistema híbrido composto por três microfones e muito software. Nos nossos testes, foi um sistema que se portou de forma incrível, tanto no metro, como no autocarro, como até numa conferência internacional com milhares de pessoas a falar ou até a gritar.

No ANC estamos mesmo muito bem servidos.

Vale ainda a pena salientar que pode configurar o nível de ANC que deseja, existindo acesso a um modo de transparência se for necessário. Aliás, temos até um modo dinâmico, em que os earbuds são capazes de se adaptar ao ruído à sua volta.

Entretanto, como dissemos em cima, a performance em chamada também é realmente muito boa, com os microfones e algoritmo a conseguirem capturar 90% dos ruídos à sua volta, ao mesmo tempo que mantém o foco na sua voz.

Bateria

Este é um dos campos mais importantes nos dias que correm. Atualmente, a performance continua o ponto mais importante! Porém, os utilizadores também querem ter a certeza que têm “sumo” para aguentar o seu estilo de uso no dia-a-dia.

Dito tudo isto, os FreeBuds Pro 3 aguentam cerca de 7~8 horas sem ANC, e cerca de 5~6 horas com ANC ligado. A caixa oferece mais 30~33 horas de usabilidade. Quanto ao carregamento, temos a capacidade de carregar a caixa de transporte dos 0% aos 100% em mais ou menos 1h (3W). Bem como a capacidade de carregar de uma forma um pouco mais lenta (2W) sem fios, o que deverá significar 75min~90min de tempo de carregamento.

Conclusão

Em suma, os FreeBuds Pro 3 são um produto Huawei topo de gama! Trazem melhorias claras em todas as categorias. Isto ao mesmo tempo que continuam a trazer a identidade da marca para cima da mesa.

A qualidade de som, qualidade de ligação, e ANC poderoso fazem com que estes FreeBuds Pro 3 sejam um par de earbuds que têm de estar na sua lista de compras. É um produto topo de gama a sério! Pode até metê-los lado a lado com os AirPods Pro da Apple, Buds Pro 2 da Samsung, XM5 da Sony, ou QuietConfort da Bose.

São earbuds que competem com os grandes, provavelmente com um preço mais apetecível (199€), e com algumas ofertas à mistura. Afinal, a Huawei adora fazer campanhas de lançamento interessantes em todos os seus produtos de topo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Qualidade incrível, a um preço que não me parece exagerado. O único defeito está no facto de a app AI Life ter de ser pesquisada e instalada fora da loja oficial da Google. (Temos um QR Code na caixa para facilitar). (Análise) Huawei Freebuds Pro 3: É a prova da qualidade!