Um dos grandes objetivos da Microsoft com o lançamento do Windows 11, apesar das muitas quedas dos utilizadores, até faz algum sentido. Ou seja, a Microsoft quis dar um empurrãozinho ao mercado, para retirar umas quantas máquinas obsoletas das casas dos consumidores, mais concretamente das grandes empresas e áreas governamentais.
Numa altura em que a cybersegurança é cada vez mais importante, foi necessário anular hardware antigo, lento e pouco seguro. Porém, com o foco da Microsoft a mudar para aquilo que vem a seguir (Windows 12), é inegável que muitos dos requisitos de instalação do Sistema Operativo Windows 11 estão a cair por terra.
É cada vez mais fácil dar a volta à coisa, seja através de programas ou truques. Aliás, agora até já é possível instalar o Windows 11 em máquinas antigas, e teoricamente incapazes de suportar o Sistema Operativo, com uma simples linha de comandos.
Windows 11 em PCs antigos? Cada vez mais fácil!
Portanto, uma das razões pela qual o Windows 11 não está em mais computadores mesmo após quase 2 anos de existência no mercado, está no facto de o mesmo ser um pouco mais restritivo no campo do hardware. Aliás, não foram só os requisitos técnicos a aumentar, visto que a Microsoft também obrigou ao suporte do TPM 2.0 para aumentar os níveis de segurança no ecossistema Windows.
Dito isto, apesar de muitos truques e técnicas para instalar o Windows 11 em qualquer máquina, a realidade é que existe um extremamente fácil capaz de passar à frente todos os sistemas da Microsoft. Basta meter “/product server” no Setup.exe do Windows 11, o que por sua vez permite aos utilizadores passar à frente de todos os sistema de segurança e compatibilidade do Windows. Em suma, permite a instalação em qualquer máquina.
Curiosamente, este “truque” já foi descoberto há mais de um ano. Ainda assim, continua válido até na versão de teste mais recente do Windows 11.
É provável que a Microsoft esteja agora muito mais focada no Windows 12, que deve ser lançado já em 2024, com muitas e boas novidades. Acha que o Windows 12 vai ser mais do mesmo? Eu não confiava muito nessa retórica. O mercado está a mudar com a Inteligência Artificial, e a Microsoft sabe que não pode andar a brincar. Nada dura para sempre, e o Windows já tem muitos anos de domínio em cima.
A evolução continua.
O que pensa sobre tudo isto? Já tem o Windows 11 ou achou melhor ficar no Windows 10? Caso não saiba, quase 70% dos consumidores continuam no 10.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!