Página inicial do Google vai sofrer uma transformação. Já viu?

A página inicial do google.pt ou google.com é, em grande parte, uma simples caixa de pesquisa durante quase toda a história da empresa. No entanto, parece que poderá vir a ser revista em breve. Após testes semelhantes no ano passado, a página inicial da Pesquisa Google foi vista a testar um novo layout que é quase idêntico ao Google Discover no Android.

Página inicial do google vai sofrer uma transformação. Já viu?

A equipa do site MSPowerUser viu esta semana o feed semelhante ao Google Discover aparecer sob a Pesquisa na página inicial da empresa. Assim aparece com uma lista de artigos recomendados, mostrando manchetes, imagens em destaque e o nome do site.

Desde então, a Google confirmou este teste ao The Verge, referindo que está atualmente a executar para utilizadores na Índia e que, por enquanto, é apenas uma experiência.

página inicial do google

O feed do Google Discover apareceu pela primeira vez em dispositivos Android em 2017. Mais tarde, em 2018, expandiu-se para a versão web móvel da Pesquisa. Em 2021, expandiu-se mais amplamente para dispositivos Samsung e também aparece no Google Chrome. Neste momento, o Discover é uma parte essencial da experiência na maioria dos dispositivos Android. Mostra informações meteorológicas e desportivas, juntamente com um feed de artigos de notícias baseados no seu interesse. Isto também aparece na aplicação Google para iOS.

Tal como na aplicação Google para Android e iOS, a página inicial do Google com este novo design específico também terá aparentemente um feed de notícias acompanhado por uma secção “Em destaque” que inclui resultados desportivos, ações e meteorologia.

Esta não é a primeira vez que o Google testa esses novos designs. Em 2022, testou-se um “Novo Google.com”. Tinha widgets para a meteorologia, tendências de pequisa e muito mais. No entanto, a Google ainda não lançou amplamente nenhuma reformulação da página inicial.

Entretanto dada a ampla utilização do Discover faz muito sentido que isso aconteça no lado da Web como uma unificação das experiências de pesquisa do Google.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também