Poderá pensar que as extensões do Google Chrome não fazem grande falta. No entanto isto não corresponde à verdade. Desde a alteração do aspeto visual até à segurança existem várias extensões do Chrome que podem e irão melhorar a qualidade de vida de qualquer tipo de utilizador. Também é importante saber como é fácil instalar as extensões do Chrome. Basta visitar a Chrome Web Store, escrever o nome da extensão na barra de pesquisa e clicar em “Adicionar ao Chrome”. A instalação demora apenas uma fração de segundo e, quando estiver concluída, será automaticamente aberta na barra de ferramentas para que possa ver onde se encontra. Dito isto, vamos olhar para duas extensões essenciais para o Google Chrome.
Estas duas extensões são essenciais para o Google Chrome!
Quando pretender aceder às suas extensões e alterar as que estão fixadas na barra de ferramentas, basta clicar no ícone da extensão (o ícone da “peça do puzzle”) e efetuar as alterações. Também pode aceder às definições e opções de cada extensão a partir daqui. Agora que já sabe como configurar as coisas, estas são as principais extensões que todos os utilizadores devem considerar instalar.
uBlock Origin
É fácil explicar os benefícios de um bom bloqueador de anúncios. Mas o que torna o uBlock Origin imprescindível é a sua configuração instantânea e a sua grande facilidade de utilização. Depois de clicar no botão “Adicionar ao Chrome” na loja Web, não há praticamente mais nada a fazer.
A extensão começará a bloquear anúncios a partir desse momento e, se quiser, pode sentar-se e nunca mais pensar nisso. No entanto, se quiser ver as opções disponíveis, a primeira coisa que deve fazer é clicar no ícone das extensões e fixar o uBlock Origin na sua barra de ferramentas. Desta forma, tem acesso fácil sempre que precisar. O grande botão de energia que aparece quando clica no ícone permite-lhe ativar ou desativar permanentemente o bloqueio de anúncios no site em que está a navegar.
Do ponto de vista técnico, os pontos fortes do uBlock são a sua eficiência. Não ocupa muito espaço na memória e na CPU, garantindo que não abranda desnecessariamente a sua navegação ou faz com que o seu computador trabalhe mais do que o necessário. Também pode selecionar filtros extra nas definições para lutar contra todo o tipo de anúncios – embora quanto mais adicionar, mais o seu computador terá de trabalhar. Em suma, é fácil de instalar, fácil de utilizar e funciona.
Modo escuro realmente eficaz
É realmente boa mas é uma extensão que de algum modo tem passado despercebida a muitos utilizadores. Chama-se Dark Reader e está disponível para instalação aqui. A boa notícia é que para além de ser compatível com o Chrome é também compatível com o Edge.
O Dark Reader tem a vantagem de ser muito fácil de configurar e utilizar. Logo à partida pode ser ativado ou desativado por site. Mas vai muito mais longe do que isso. Podemos aplicar facilmente exclusões. Por exemplo, podemos ativar em todo o lado com exceção para alguns sites ou desativar em todo o lado menos em determinados sites. Podemos ainda ajustar o brilho e o contraste de modo a que tudo fique ainda mais confortável para a nossa vista.
Mas esta extensão do modo escuro ou dark mode para o Chrome vai ainda mais longe. Assim temos ainda direito ao separador mais que até nos permite alterar a fonte dos sites para outra que seja mais do nosso agrado.
Realmente as opções de personalização são mais do que muitas e é por esse motivo que esta extensão está realmente bem feita. Para além disso não há qualquer custo associado e como o programador faz questão de destacar não há quaisquer dados recolhidos.
Relembro que está disponível para instalação aqui e é igualmente compatível com o Edge.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!