O ano de 2024 vai trazer um aumento de impostos para os veÃculos mais antigos ainda em circulação nas Estradas Portuguesas. Como? Vamos ver um agravamento do IUC (Imposto Único de Circulação) para viaturas matriculadas antes de Julho de 2007.
Isto deve ter um impacto significativo em mais de três milhões de automóveis ainda em circulação.
Tem um carro antigo (antes de 2007)? Vai pagar mais!
Portanto, o IUC destes carros pode ser agravado até 25€. O aumento é progressivo, até que a taxa de IUC represente a totalidade da tributação relativa ao CO2 emitido por estes veÃculos.
Dito isto, caso não saiba, os veÃculos ligeiros de passageiros com matrÃculo posterior a 2007 (Categoria B do IUC) pagam tributação tendo como base a cilindrada e emissões de CO2. Entretanto, os veÃculos mais antigos, os que agora sofrem um agravamento do IUC, tinham a sua taxa definida tendo como base apenas e só a sua cilindrada.
- Basicamente, vai ser adicionada uma componente ambiental ao imposto.
Além deste acrescento, as taxas do IUC vão também atualizar face à inflação prevista em 2024.
Acha que faz sentido?
Isto é uma óbvia maneira de tentar com que os condutores deste tipo de automóvel, mais envelhecido e por isso mais poluente, comecem a olhar para uma futura troca.
Mas… Não faria também sentido existir programas para ajudar esses mesmos condutores a trocar de automóvel? Incetivo ao abate, subsÃdios para a compra de automóveis plug-in ou 100% elétricos, etc…
O mercado automóvel encareceu de forma muito significativa desde a pandemia, não existindo um caminho claro, e fácil de percorrer, para que este tipo de condutor troque de automóvel.
Temos de pensar de forma muito simples. A grande maioria dos condutores com automóveis com matriculas antigas afetados por este aumento de imposto, não conduz um carro antigo por opção… Mas sim porque não tem outra alternativa.
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