Quando ouvimos falar de GPL, é completamente normal pensar naqueles carros com um sinal azul gigante, e quase sempre pouco estético, a ocupar parte do para-choques traseiro, a avisar… Aqui temos gás!
Automóveis que por vezes traziam algumas limitações, como o sÃtio onde o poderia estacionar (parques subterrâneos fora de questão), e claro, o sÃtio onde poderia abastecer, visto que nem todas as bombas contam com GPL.
Talvez mais importante que tudo isto, é mesmo o facto de a grande maioria dos carros a GPL nas nossas estradas serem uma adaptação feita “por alguém”. Ou seja, de origem, estes carros não eram movidos a gás, mas sim a gasolina ou a gasóleo. Um ponto de falha que meteu medo, a vários condutores, durante largos anos.
Ok… E se uma fabricante começasse a comercializar carros a GPL em massa, a um preço apelativo, sem quaisquer limitações? Seria interessante? Especialmente nesta altura em que o Gasóleo parece ter os dias contados?
A Dacia pode ser essa fabricante!
GPL: Pode ser o grande substituto do Gasóleo em Portugal?
Portanto, caso não saiba, a Dacia já vende muitos e bons carros a GPL em Portugal. Aliás, é um mercado que não está a crescer apenas por terras Lusas, outros mercados Europeus também começaram a aderir ao GPL, como é o caso de Espanha e França. Tudo porque… Bem… Comprar um automóvel elétrico ainda é uma missão bastante cara, e o preço do GPL é ainda extremamente apelativo.
A coisa fica ainda mais curiosa quando temos em conta que apenas o Grupo Renault aposta no GPL, de origem, no mercado Português. Porém, parece ser uma aposta vencedora. Afinal, só no caso da Dacia, estamos a falar de 56% de automóveis vendidos no último ano. A tecnologia é tão importante, que apesar do continuado foco na eletrificação, a Renault promete novos desenvolvimentos para a tecnologia GPL.
Porquê? Porque a poupança é real! Os condutores já começaram a fazer contas.
Antes de mais nada, é preciso ter em consideração que os consumos de um carro a GPL são um pouco mais altos. Porém, a diferença de preço para a Gasolina e para o Gasóleo é tão grande, que a poupança é realmente muito significativa ao fim do mês, ou no final do ano.
Ora considere um automóvel a Gasolina com uma média de 6.5L por cada 100 quilómetros percorridos. Isto significa que, tendo em conta o preço da Gasolina 95 Simples (1.798€), esses 100 quilómetros vão custar 11.69€. Agora, se considerarmos um veÃculo a GPL a consumir 8L por cada 100 quilómetros, o valor cai para os 6.82€, porque o GPL em Portugal está neste momento a 0.852€ por Litro
É uma diferença muito significativa.
Ainda existem limitações?
Sim, mas menos. Longe vão os tempos em que não podia estacionar um carro a GPL num parque subterrâneo. Além disso, nos dias que correm, também já não é necessário usar a já mencionada placa azul para identificar o veÃculo (tem de usar apenas um pequeno autocolante verde).
Curiosamente, também já não perde espaço na bagageira do seu automóvel! (Porém, perde o espaço para o pneu suplente).
Fica a faltar o problema dos postos de abastecimento. Mas será isso um problema real? Sim, é verdade que existem muito menos postos de GPL, do que existem de gasóleo ou gasolina. Ainda assim, a realidade é que estes postos são hoje em dia bastante comuns, e até mais numerosos que postos de carregamentos para carros elétricos. Curiosamente, mesmo que não tenha GPL perto de si, pode andar a gasolina, visto que estes carros da Dacia suportam ambos os combustÃveis.
Polui? Na verdade, muito menos que a Gasolina e o Gasóleo.
Em suma, o GPL é muito mais barato, está acessÃvel a qualquer tipo de pessoa, e agora temos uma fabricante de renome a apostar forte e feio na tecnologia. Faz sentido? Diga-me você o que acha nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!