Se tem um carro com mudanças manuais não pode fazer isto!

Embora muitos dos carros modernos venham com mudanças automáticas ainda há muitos com mudanças manuais. Aliás há muitas pessoas que as preferem. Isto porque se sentem mais envolvidas na condução e conseguem sentir melhor a potência. No entanto, para que tudo corra bem, são necessários alguns cuidados.

Se tem um carro com mudanças manuais não pode fazer isto!

Em comparação com a condução com uma transmissão automática, há mais coisas que podem correr mal com uma transmissão manual. E não estamos a falar do facto de o motor parar porque se esqueceu de mudar de velocidade. A utilização de uma caixa de velocidades manual coloca a responsabilidade dos aspetos mais delicados do controlo do seu automóvel sobre si, o que significa que tem de o tratar corretamente e seguir as regras, para não acabar por danificar a caixa de velocidades e a embraiagem ou estragar o motor.

Apoiar a mão na alavanca de velocidades

Enquanto conduz o seu automóvel é provável que tenha de mudar de velocidade com regularidade, especialmente se estiver a conduzir na autoestrada e precisar de atingir velocidades mais elevadas. Afinal, é esse o objetivo de uma transmissão manual. No entanto, é importante que, depois de cada mudança de velocidade, retire totalmente a mão da alavanca de velocidades.

Pode sentir-se tentado a deixar a mão na alavanca de velocidades, especialmente se estiver a fazer muitas mudanças, mas isso não é bom. Os componentes são muito minúsculos e sensíveis, pois têm de o ser para permitir uma mudança de velocidades limpa, pelo que mesmo a mais pequena pressão desnecessária pode desgastá-los. Não vai partir instantaneamente a alavanca de velocidades se apoiar a mão nela, mas pode acelerar o ritmo a que as peças se desgastam, necessitando de idas mais frequentes à manutenção.

Apoiar o pé na embraiagem

À semelhança do botão da alavanca de velocidades, é provável que utilize frequentemente a embraiagem como apoio para os pés. A culpa não é inteiramente sua – muitos dos carros modernos com transmissões automáticas têm um apoio para os pés onde normalmente está a embraiagem, por isso, se está habituado a conduzir esse tipo de carro, é provável que o faça por hábito. No entanto, esse é um hábito que deve abandonar.

Obviamente, engrena-se a embraiagem quando é altura de mudar de velocidade e, tal como a alavanca de velocidades, a embraiagem é uma peça de equipamento muito sensível que reage a alterações mínimas de pressão. Se apoiar o pé na embraiagem, mesmo sem a empurrar até ao fim, pode engatá-la inadvertidamente. Isto não só é prejudicial para a caixa de velocidades, como também, se tiver a mão na alavanca de velocidades, pode acidentalmente engrenar as mudanças no momento errado.

Manter-se na mudança quando está parado

Sempre que se pára completamente um carro com mudanças manuais, como num semáforo ou num sinal de stop, é suposto colocar a mudança em ponto morto e deixá-la lá até começar a andar novamente. Isto pode ser um pouco irritante, especialmente se estiver preso num engarrafamento que está constantemente a começar e a parar. Nessas circunstâncias, pode sentir-se tentado a deixar a alavanca de velocidades na primeira velocidade. Isto para não ter de se preocupar com a embraiagem. No entanto, há uma razão para os instrutores de condução manual lhe dizerem para não o fazer.

Deixar o carro engrenado quando está parado, mesmo que seja em primeira velocidade, coloca muita tensão nas peças da caixa de velocidades. Especialmente na embraiagem. É muita vibração do motor que está a ser aplicada à embraiagem, que, lenta mas seguramente, a faz em pedaços como um martelo pneumático. É irritante ter de estar sempre a mudar de mudanças num engarrafamento, mas terá de o suportar em nome da boa saúde do seu carro.

Mudar de velocidade sem embraiagem

Sempre que muda de velocidade na sua transmissão manual, tem de empurrar a embraiagem até ao fim para desbloquear totalmente a alavanca de velocidades. No entanto, se estiver no calor do momento, pode esquecer-se acidentalmente de carregar na embraiagem antes de fazer a mudança. A alavanca continua a mover-se mesmo que a embraiagem não esteja pressionada, embora com muito mais resistência. Quando se aperceber disto, pode começar a prescindir totalmente da embraiagem. Pode parecer fixe mudar de velocidade com força bruta, mas o seu carro não vai gostar nada disso.

Forçar a alavanca de velocidades para mudar de velocidade sem engatar a embraiagem é como dar um pontapé numa porta trancada – tecnicamente, vai abrir a porta, mas não se surpreenda se ela não fechar corretamente depois disso.

Andar em ponto morto

O “coasting” é um velho truque utilizado por alguns condutores para poupar combustível em viagens longas. Largar o acelerador numa descida e deixar o carro andar sozinho em vez de queimar combustível para manter o motor a trabalhar. Com mudanças manuais, isto pode ser feito passando para ponto morto e tirando o pé do acelerador e da embraiagem. Esta pode parecer uma ótima forma de melhorar a eficiência do combustível, mas é muito perigosa.

Quando está em ponto morto, o seu carro tem uma funcionalidade drasticamente reduzida. Normalmente, ao conduzir em alta velocidade, se quiser abrandar, pode reduzir a mudança para um travão motor, que é mais seguro e melhor para o sistema de transmissão do seu carro do que um travão tradicional. No entanto, se estiver em ponto morto, essa não é uma opção. Pode continuar a utilizar os travões, mas se estiver a descer uma colina a alta velocidade, a paragem será extremamente brusca e possivelmente não será suficientemente rápida se houver um obstáculo no seu caminho.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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