Embora muitos dos carros modernos venham com mudanças automáticas ainda há muitos com mudanças manuais. Aliás há muitas pessoas que as preferem. Isto porque se sentem mais envolvidas na condução e conseguem sentir melhor a potência. No entanto, para que tudo corra bem, são necessários alguns cuidados.
Se tem um carro com mudanças manuais não pode fazer isto!
Em comparação com a condução com uma transmissão automática, há mais coisas que podem correr mal com uma transmissão manual. E não estamos a falar do facto de o motor parar porque se esqueceu de mudar de velocidade. A utilização de uma caixa de velocidades manual coloca a responsabilidade dos aspetos mais delicados do controlo do seu automóvel sobre si, o que significa que tem de o tratar corretamente e seguir as regras, para não acabar por danificar a caixa de velocidades e a embraiagem ou estragar o motor.
Apoiar a mão na alavanca de velocidades
Enquanto conduz o seu automóvel é provável que tenha de mudar de velocidade com regularidade, especialmente se estiver a conduzir na autoestrada e precisar de atingir velocidades mais elevadas. Afinal, é esse o objetivo de uma transmissão manual. No entanto, é importante que, depois de cada mudança de velocidade, retire totalmente a mão da alavanca de velocidades.
Pode sentir-se tentado a deixar a mão na alavanca de velocidades, especialmente se estiver a fazer muitas mudanças, mas isso não é bom. Os componentes são muito minúsculos e sensíveis, pois têm de o ser para permitir uma mudança de velocidades limpa, pelo que mesmo a mais pequena pressão desnecessária pode desgastá-los. Não vai partir instantaneamente a alavanca de velocidades se apoiar a mão nela, mas pode acelerar o ritmo a que as peças se desgastam, necessitando de idas mais frequentes à manutenção.
Apoiar o pé na embraiagem
À semelhança do botão da alavanca de velocidades, é provável que utilize frequentemente a embraiagem como apoio para os pés. A culpa não é inteiramente sua – muitos dos carros modernos com transmissões automáticas têm um apoio para os pés onde normalmente está a embraiagem, por isso, se está habituado a conduzir esse tipo de carro, é provável que o faça por hábito. No entanto, esse é um hábito que deve abandonar.
Obviamente, engrena-se a embraiagem quando é altura de mudar de velocidade e, tal como a alavanca de velocidades, a embraiagem é uma peça de equipamento muito sensível que reage a alterações mínimas de pressão. Se apoiar o pé na embraiagem, mesmo sem a empurrar até ao fim, pode engatá-la inadvertidamente. Isto não só é prejudicial para a caixa de velocidades, como também, se tiver a mão na alavanca de velocidades, pode acidentalmente engrenar as mudanças no momento errado.
Manter-se na mudança quando está parado
Sempre que se pára completamente um carro com mudanças manuais, como num semáforo ou num sinal de stop, é suposto colocar a mudança em ponto morto e deixá-la lá até começar a andar novamente. Isto pode ser um pouco irritante, especialmente se estiver preso num engarrafamento que está constantemente a começar e a parar. Nessas circunstâncias, pode sentir-se tentado a deixar a alavanca de velocidades na primeira velocidade. Isto para não ter de se preocupar com a embraiagem. No entanto, há uma razão para os instrutores de condução manual lhe dizerem para não o fazer.
Deixar o carro engrenado quando está parado, mesmo que seja em primeira velocidade, coloca muita tensão nas peças da caixa de velocidades. Especialmente na embraiagem. É muita vibração do motor que está a ser aplicada à embraiagem, que, lenta mas seguramente, a faz em pedaços como um martelo pneumático. É irritante ter de estar sempre a mudar de mudanças num engarrafamento, mas terá de o suportar em nome da boa saúde do seu carro.
Mudar de velocidade sem embraiagem
Sempre que muda de velocidade na sua transmissão manual, tem de empurrar a embraiagem até ao fim para desbloquear totalmente a alavanca de velocidades. No entanto, se estiver no calor do momento, pode esquecer-se acidentalmente de carregar na embraiagem antes de fazer a mudança. A alavanca continua a mover-se mesmo que a embraiagem não esteja pressionada, embora com muito mais resistência. Quando se aperceber disto, pode começar a prescindir totalmente da embraiagem. Pode parecer fixe mudar de velocidade com força bruta, mas o seu carro não vai gostar nada disso.
Forçar a alavanca de velocidades para mudar de velocidade sem engatar a embraiagem é como dar um pontapé numa porta trancada – tecnicamente, vai abrir a porta, mas não se surpreenda se ela não fechar corretamente depois disso.
Andar em ponto morto
O “coasting” é um velho truque utilizado por alguns condutores para poupar combustível em viagens longas. Largar o acelerador numa descida e deixar o carro andar sozinho em vez de queimar combustível para manter o motor a trabalhar. Com mudanças manuais, isto pode ser feito passando para ponto morto e tirando o pé do acelerador e da embraiagem. Esta pode parecer uma ótima forma de melhorar a eficiência do combustível, mas é muito perigosa.
Quando está em ponto morto, o seu carro tem uma funcionalidade drasticamente reduzida. Normalmente, ao conduzir em alta velocidade, se quiser abrandar, pode reduzir a mudança para um travão motor, que é mais seguro e melhor para o sistema de transmissão do seu carro do que um travão tradicional. No entanto, se estiver em ponto morto, essa não é uma opção. Pode continuar a utilizar os travões, mas se estiver a descer uma colina a alta velocidade, a paragem será extremamente brusca e possivelmente não será suficientemente rápida se houver um obstáculo no seu caminho.
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