Microsoft quer lutar contra o monopólio da NVIDIA… Já!

Como dissemos ontem, a NVIDIA é hoje em dia dona e senhora do mundo da Inteligência Artificial. Os seus aceleradores de processamento, que claro está, são baseados na mesma exata tecnologia que dá vida às placas gráficas gaming da empresa, são quase sempre a solução para qualquer empresa que queira apostar a sério na implementação de IA nos seus produtos.

Afinal, para ter ideia do domínio, a NVIDIA tem agora cerca de 70% de quota de mercado no mundo IA, o que equivale a uma posição superior a 150 mil milhões de euros. Uma valorização que apenas deverá aumentar ao longo dos próximos tempos, tal tem sido a aposta na implementação de funcionalidades IA em tudo o que é tecnologia em 2023.

Entretanto, como é normal, qualquer empresa com um monopólio ou domínio de mercado, aproveita para implementar a melhor e maior margem de lucro possível nos seus produtos. É exatamente por isso que os aceleradores gráficos NVIDIA (H100 e A100) custam mais de 30.000 euros por unidade, e podem até vir a encarecer ao longo do tempo.

Bem, a Microsoft, uma das empresas que mais tem apostado no IA, e que está prestes a revolucionar o seu Sistema Operativo Windows para demonstrar tudo o que anda a fazer atrás de portas, disse chega! Além da grande aposta no Co-Pilot prestes a chegar ao Windows 11, também já sabemos que o Windows 12 deve chegar ao mercado em 2024. Por isso, é cada vez mais urgente retirar a NVIDIA do poleiro.

Como é que isso se faz? Simples!

Microsoft quer lutar contra o monopólio da NVIDIA… Já!

Microsoft

Portanto, a Microsoft vai anunciar o seu primeiro chip proprietário pensado para workloads IA, de seu nome Athena. Este primeiro chip vai ser anunciado em Novembro, no evento Ignite que acontece entre os dias 14 e 17 desse mês.

Dito tudo isto, a Microsoft quer chegar ao mesmo nível de performance da NVIDIA, ou quem sabe, até níveis superiores em algumas tarefas mais específicas. Porém, o foco neste lançamento não está apenas na performance pura e dura. O verdadeiro objetivo é baixar os custos de infraestrutura, visto que a NVIDIA anda a vender placas a preços considerados cada vez mais exagerados pela indústria.

É também esperado que a Microsoft não seja a única a apostar neste caminho de progressão no mundo do IA. Com mais empresas prontas a desenvolver e a lançar os seus próprios chips. Aliás, é muito provável que a AMD faça uma gigantesca aposta neste campo, já em 2024, ao mesmo tempo que deixa as placas gráficas gaming mais poderosas para trás.

Ou seja, o IA é uma realidade, sendo até muito provável que 2024 seja o ano em que vamos ver uma espécie de massificação da coisa em tudo o que é tecnologia. Basta olhar para os novos Pixel 8 da Google! Smartphones que já trazem bastante IA para cima da mesa, de formas que muitos utilizadores pensavam ser impossível.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Ou ainda não está convencido com o IA? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também