Windows 12 chega ao mercado já em 2024. Mas porquê!?

Ainda se lembra dos bons velhos tempos em que o Windows 10 era o “derradeiro” Sistema Operativo da Microsoft, e que por isso mesmo não iria existir uma nova versão do mesmo?

Pois é, a Microsoft quis “vender” o Windows como um serviço, ou seja, em vez de lançar novas versões, a ideia passou pela atualização perpétua do Windows 10. O Windows 10 iria ser o último sistema operativo da empresa.

Mas… Por várias razões, a coisa acabou por não resultar tão bem quanto a Microsoft esperaria. Porém, na realidade, a mudança de estratégia não serviu apenas como um ato de ganância da mesma, porque a atualização de um Windows para o outro continua gratuita, e o preço do Windows 11 é exatamente o mesmo do Windows 10 antes de si.

De forma muito resumida, o lançamento do Windows 11 serviu para dar um empurrãozinho ao ecossistema, que estava a ficar demasiado antigo, e demasiado inseguro. O Windows 12 vai tentar fazer o mesmo, com muito mais exigência à mistura!

Está a ver o parque automóvel Português, composto na sua grande maioria por carros antigos, sem grandes respostas às novidades dos modelos mais recentes do mercado? O mundo dos computadores estava a ficar assim, com vários utilizadores, nomeadamente as empresas, a ficarem agarrados a máquinas antigas, apenas e só porque estas suportavam o Windows 10.

Acaba por ser curioso, mas foi com a pandemia de COVID-19 que a Microsoft percebeu que era necessário aumentar os níveis de segurança e privacidade, e por isso, decidiu adotar uma outra estratégia. Porém, o Windows 11 não chegou! A Microsoft já está a preparar o Windows 12, e ao que tudo indica o lançamento está marcado para 2024.

Windows 12 chega ao mercado já em 2024. Mas porquê!?

menu de definições rápidas do Windows 11, mudar para o Windows 11, atualização do Windows 11 ecrãs, reparar computador a reiniciar

Portanto, o Windows 11 tem agora mais ou menos 2 anos de idade, e na realidade ainda nem chegou aos calcanhares da quota de mercado do Windows 10 (20% vs 70% de quota de mercado). Ainda assim, a Microsoft quer andar para a frente com os seus planos! Aliás, segundo um novo ‘leak’ de informações da Intel, o Windows 12 vai ser uma realidade já em 2024.

Porquê um novo lançamento?

Bem, como já deve ter percebido, toda a lengalenga acerca da Inteligência Artificial não é apenas para Inglês ver. O mercado vai mesmo mudar, seja no mobile, nomeadamente no smartphone, como também no lado dos computadores. A Microsoft já percebeu isso, e por isso é preciso um novo Sistema Operativo. Software um pouco mais diferente, mais inteligente, tudo para levar o ecossistema a um novo patamar.

Como deve imaginar, isto também significa que o Windows 12 vai voltar a mudar a fasquia das especificações técnicas. A exigência vai aumentar, tal e qual como também vai aumentar no lado do smartphone.

Se o Windows 11 foi apenas um ‘refresh’, o Windows 12 já se vai sentir como algo completamente novo. Sendo exatamente por isso que este Leak da Intel é importante. Afinal, a gigante dos semicondutores acredita que a chegada do Windows 12 vai resultar num aumento muito significativo nas vendas. Porquê? Simples, os próximos processadores da Intel (Core 15000) já vão contar com hardware especializado em IA.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também