Como deve saber, foi em Maio do ano passado que a EA Sports anunciou que um dos seus jogos mais lucrativos iria mudar de nome. A parceria com a FIFA ia finalmente chegar ao fim por incapacidade de ambas as partes de chegarem a acordo para uma nova renovação no licenciamento da famosa marca.
Mas, verdade seja dita, a EA nunca pareceu muito preocupada com o assunto, apostando todas as suas fichas num “rebranding” muito curioso. O FIFA passou muito rapidamente para EA Sports FC, mantendo a mesma identidade, e o mesmo exato foco dos jogos anteriores.
Pois bem, na opinião de muitos especialistas, o novo EA Sports FC24 não é mais que um FIFA 23 com alguma maquilhagem em cima, como acaba por ser cada vez mais hábito da EA nestes jogos com uma nova versão no mercado todos os anos.
Ainda assim, os jogadores parecem com muito mais vontade de comprar o velho FIFA, agora com um outro nome.
Ou seja, a EA Sports está a poupar (muito!) dinheiro no licenciamento do nome (FIFA), pouco ou nada fez no jogo de inovador, mas está a vender como nunca vendeu. É incrível não é?
EA Sports FC24: O adeus à FIFA fez bem às vendas!
Portanto, ao que tudo indica, FC24 está a vender muito mais que o título do ano passado, qualquer coisa como 25% mais (6.8 milhões de cópias já vendidas).
Quanto é que a EA Sports está a poupar ao retirar o nome FIFA?
Ao que tudo indica, eram cerca de 150 milhões de dólares por ano. O que acaba por levantar uma questão… O nome era assim tão pouco importante? Ninguém quer saber? As marcas já não valem o que valiam? Ou é um caso isolado, que não se vai voltar a repetir?
Entretanto, o que acha do “rebranding” do FIFA para EA Sports FC? Qual foi a maior arma da EA neste lançamento? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!