Menu de definições rápidas do Windows 11 tem uma novidade!

Por vezes não é preciso fazer-se grandes alterações para melhorar uma determinada função. É apenas necessário que as mudanças sejam inteligentes. Ora foi exatamente isso que a Microsoft fez. Curiosamente algumas pessoas pensavam que era um bug, o que aconteceu no menu de definições rápidas do Windows 11.

Menu de definições rápidas do Windows 11 tem uma novidade!

É exatamente no Windows 11 build 25967, lançado a 5 de outubro de 2023, que vai encontrar novidades na forma como o menu Configurações rápidas funciona ao usar mais de seis botões. Agora, em vez de aumentar a interface, o que podia causar alguns problemas, sobretudo em ecrãs mais pequenos, ele desliza.

É impossível agradar a todos. E para algumas pessoas isto não faz muito sentido porque há muito mais espaço com as resoluções atuais e até com as dimensões de ecrã. No entanto a verdade é que nem todos podem beneficiar disto. Sobretudo quem tem portáteis mais compactos. Assim existe alguma lógica por detrás da reformulação das definições rápidas. A Microsoft afirma que a nova disposição garante que os utilizadores podem aceder a todas as opções disponíveis sem editar a lista para adicionar ou remover botões específicos.

menu de definições rápidas do Windows 11
Fonte: Neowin

Esta vista de deslocação das definições rápidas para alguns Windows Insiders no Canal Canary, como parte da avaliação da eficácia de diferentes layouts. Como parte da alteração, em vez de ter de editar a lista para adicionar novas ações rápidas, o utilizador tem agora uma lista de ações que desliza e que pode ser reorganizada.

O mais interessante é que até aqui as pessoas que se tinham deparado com esta função achavam que era um bug estranho. Afinal não é um erro mas sim uma funcionalidade!

Como ativar a nova função

As coisas que a Microsoft introduz nas compilações de pré-visualização do Windows 11 são frequentemente experimentais ou temporárias. A empresa pode desfazer alterações específicas com base no feedback dos utilizadores ou noutros fatores. Portanto, não se esqueça de enviar as suas ideias à Microsoft se achar que o novo layout das Definições Rápidas é bom ou mau. Se o seu sistema com a última compilação Canary não tiver a nova variante, pode ativar com a ViVeTool.

O ViVeTool é uma ferramenta que permite fazer esta alteração com alguma facilidade e pode ser encontrada nesta página do GitHub. Atenção que para utilizar corretamente este programa, ele tem de ser extraído para o local certo, ou seja, a pasta System32.

Entretanto saiba que o ViVeTool é um programa seguro, mas é bom sabermos o que estamos a fazer antes de procedermos a alterações.

Comece por lançar uma janela de terminal com privilégios de administração.

Para isso vá ao menu Iniciar. Depois clique em todas as aplicações e quando encontrar a app terminal clique por cima com o botão direito do rato. Escolha Mais e depois Executar como Administrador.

atualizou o windows 11

A seguir introduza o seguinte código na janela do terminal:

Digite vivetool /enable /id:39593188 e pressione Enter. Para reverter a alteração, substitua /enable por /disable.

Reinicie o computador.

Agora pode premir Win + A para abrir as Definições rápidas e verificar a sua nova vista de deslocamento.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também