Hoje em dia, todo o cuidado é pouco com os números que temos de partilhar com terceiros, mas que de uma maneira ou outra nos podem identificar, seja pessoalmente, ou através da Internet.
Um desses números é o IBAN, que pode parecer uma forma segura de pagar um qualquer produto ou serviço, e por isso é muito usado em plataformas Marketplace como é o OLX ou Facebook Marketplace.
Vamos por partes?
IBAN: O que é? É possível ter acesso a dados pessoais?
O Número de Identificação Bancária (NIB) é um elemento de informação utilizado na identificação de contas bancárias domiciliadas em Portugal. Este número permite uma maior segurança e rapidez no encaminhamento na transferência a crédito de fundos.
Porém, como deve saber, o NIB foi substituído pelo IBAN. O que muda? De forma muito resumida, apenas precisa de acrescentar um novo código (do país) no início do NIB. No caso de Portugal é PT50.
O que muda entre o NIB e o IBAN?
Portanto, o Número de Identificação Bancária, conhecido pela sua sigla NIB, é a designação portuguesa para o Número Básico de Conta Bancária (BBAN). Ainda é muito utilizado para transferências a partir de caixas multibanco ou até apps móveis.
Então, o NIB é composto por 21 algarismos, sendo os 4 primeiros o código do banco no qual a conta está domiciliada, seguidos do código do balcão (4 algarismos, que poderão ser zeros se o banco não utilizar esta referência), do número de conta (11 algarismos) e de dois algarismos de controlo.
Formato – AAAA BBBB CCCC CCCC CCC KK
Onde:
- A = 1-4 código do banco;
- B = 5-8 código do balcão ou agência (zeros se o banco não utilizar esta referência);
- C = número da conta (9-19);
- K = 2 algarismos de controlo (20-21).
Entretanto, o IBAN é composto pelo antigo Número de Identificação Bancária, pelo código do país e por dois dígitos que servem de controlo. O IBAN deve ser sempre apresentado para leitura em maiúsculas e em grupos de quatro dígitos separados por espaço.
- Entretanto, em Portugal, para converter um NIB em IBAN basta acrescentar “PT50” antes do NIB.
É possível ter acesso a informações pessoais através do NIB/IBAN?
Quando se faz uma transferência numa caixa multibanco (ATM), ou até numa app bancária, para um determinado IBAN, é possível visualizar quem é o titular da conta associada a esse código.
Assim, desta forma é possível confirmar atempadamente que o NIB que lhe forneceram é o correto e que não estará a transferir dinheiro para outra pessoa. Porém, esta é a única informação a que pode ter acesso.
Os bancos podem tirar dinheiro através do NIB ou IBAN sem autorização?
Não.
Quando compra um produto ou adere a um qualquer serviço pago através de Débito Direto. Vai ter de dar o seu IBAN. Porém, esse IBAN tem de ir junto com uma autorização assinada sua.
Em suma, é impossível tirar dinheiro da sua conta bancária sem a sua autorização.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!