Inteligência Artificial nas fotos. É caso para ter medo?

Muitas das fotos que vemos nas redes sociais não são 100% reais, temos um toque ali, outro toque acolá, cores mais vivas, caras mais finas, barriguinhas menos instrutivas, etc… Já estamos mais ou menos habituados à coisa! Aliás, há muitos anos que ouvimos falar de fotos editados através de programas poderosos como o Photoshop ou equivalente.

Porém, acho que o público no seu geral ainda não percebeu que qualquer “Zé Manel” vai ser capaz de editar fotos, sejam estas suas ou não, para criar uma realidade que pura e simplesmente não existe, nem nunca existiu. Se acha a falsidade das redes sociais algo já exagerado… Bem… Caro leitor… A coisa vai piorar nos próximos tempos!

Inteligência Artificial nas fotos. É caso para ter medo?

Portanto, como deve ter percebido pelo lançamento dos novos Pixel 8 da Google, existe muita e boa tecnologia a ser implementada no mundo dos smartphones, de forma a tornar as nossas capturas mais bonitas, mais apelativas, mais capazes de conquistar aqueles sempre porreiros likes, mas claro, devido a tudo isto, muito mais afastadas da realidade.

Caso não tenha ainda encaixado a coisa, os novos smartphones da Google são capazes de lhe oferecer sugestões automáticas imediatamente capazes de melhorar a foto, mas além disso, podemos também criar momentos que pura e simplesmente nunca existiram. Quer fazer um afundanço num cesto de basket? Ok, use um trampolim e depois use o editor para apagar o mesmo. Ninguém vai saber? Como é que alguém pode saber?

Tirou uma foto com amigos mas na realidade odeia aquelas pessoas? Fácil, apague as pessoas da foto, e utilize-a como foto de perfil.

Ficou feio na foto, tranquilo, o smartphone é capaz de ir buscar a sua face a uma outra foto, e encaixá-la de forma perfeita, ou quase perfeita, nesta nova captura. Vai ficar sempre bonito (e falso) em todas as fotos.

Isto faz-nos pensar… Primeiro, a grande maioria deste trabalho é feito por software, e como tal, pode ser replicado em qualquer smartphone do mercado. Aliás, este vai ser um dos grandes pontos da próxima geração de smartphones Android, pode desde já ter a certeza disso. Segundo, quão ético, ou quão correto será isto? É boa ideia dar ferramentas tão poderosas ao “Zé”, ou seja, ao mais comum dos mortais?

Uma boa foto a partir de um smartphone vai ser 70% software e 30% capacidade das câmaras propriamente ditas? As redes sociais do futuro vão ser isto? Centenas ou milhares de fotos completamente falsas? Hmm…

Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também