Samsung + AMD: O casamento perfeito vai dar divórcio!

Ainda se lembra da altura em que ficámos a saber que a Samsung se tinha juntado à AMD para criar um super SoC para smartphones? Pois bem, infelizmente, a parceria que deveria significar algo revolucionário e poderoso para o mundo mobile acabou por ser uma montanha que pariu um rato.

É exatamente por isso que o Exynos 2400 deverá ser o último processador Samsung equipado com um GPU baseado em tecnologia AMD. É o fim do casamento.

Samsung + AMD: O casamento perfeito vai dar divórcio!

exynos, Samsung Exynos 981

Ainda me lembro da altura em que a parceria foi anunciada e os primeiros rumores chegaram à Internet. Parecia a loucura! Afinal, ia mesmo existir um smartphone no mercado equipado com a mesma exata tecnologia que servia de base às consolas de nova geração, e claro, a placas gráficas poderosíssimas no mundo do PC Gaming.

Porém, como se deve ainda lembrar, o primeiro smartphone a chegar ao mercado com estas tecnologias de ponta foi nada mais nada menos que o Galaxy S22. A performance e eficiência foram… Más! Não há muito a dizer. Os processadores Exynos já não tinham uma fama muito boa na altura, mas é inegável que o Exynos 2200 foi a estocada final, sendo exatamente por isso que em 2023 vimos uma Samsung a fazer um all-in nos processadores Qualcomm Snapdragon 8 Gen2, em vez dos seus próprios processadores mobile.

Dito isto, apesar do facto de a Samsung estar em pulgas para voltar a equipar os seus smartphones com processadores Eyxnos, algo que deve acontecer já em 2024 com a gama S24 e os novos processadores Eyxnos 2400. É esperado que a parceria com a AMD seja para terminar também em 2024.

A Samsung quer desenvolver o seu próprio GPU, e no máximo dos máximos, quer apenas algum apoio da AMD neste projeto. Porquê? Porque o GPU Xclipse 920 (que podemos encontrar no Exynos 2200) foi uma desilusão. Entretanto, ao que tudo indica, o novo Xclipse 940 do Exynos 2400 traz algumas melhorias, mas ainda assim insuficientes para os grandes objetivos da Samsung.

  • (Sendo exatamente por isso que os novos S24 Ultra vão continuar a ser baseados em processadores Qualcomm Snapdragon 8 Gen3 e não em Exynos 2400).

Em suma, 2025 marca muito provavelmente o fim da parceria.

Na realidade, o tema é um pouco mais profundo. Afinal, o objetivo da parceria da Samsung com a AMD não iria servir apenas para o mercado de smartphones. Mas também para o mundo automóvel, para o novo mundo IA, etc… Infelizmente, a coisa não correu bem, e como parar é morrer, especialmente no ‘tech world’, está na hora de tomar decisões difíceis, mas que podem ser muito significativas para o futuro das duas empresas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também