Cópia de Segurança do Windows passa a ser quase obrigatória!

A Microsoft não quer que os utilizadores percam tudo de repente e resolveu apostar forte na cópia de segurança do Windows. Como o nome deixa adivinhar trata-se da possibilidade de fazer um backup de todo o sistema, inclusivamente das credenciais. No entanto, a chegada não está a ser assim tão pacífica e já lhe explicamos a razão.

Cópia de Segurança do Windows passa a ser quase obrigatória!

Como referimos acima o Windows Backup tem a possibilidade de criar uma cópia de segurança do sistema. Aqui inclui-se ficheiros, pastas, credenciais, configurações e aplicações. Ou seja, nada escapa.

O Backup do Windows é um novo ‘componente do sistema’ desenvolvido para consumidores e requer que faça login em uma conta da Microsoft ou OneDrive. Esta aplicação pode criar um backup completo do sistema dos seus ficheiros importantes, documentos, imagens, aplicações e configurações para ajudá-lo a voltar à sua experiência antiga no PC novo ou instalações.

Nem todos estão contentes com isto

Embora a aplicação de cópia de segurança na cloud do Windows 11 ou 10 possa ser útil para alguns utilizadores, muitas pessoas estão insatisfeitas porque chega a ambientes onde não funciona. Alguns descreveram a aplicação de cópia de segurança como bloatware ou o mais recente esforço da Microsoft para promover o armazenamento na nuvem do OneDrive.

A Cópia de Segurança do Windows não é iniciada com a mensagem “Esta funcionalidade não é suportada pela sua organização”

Embora o Backup do Windows surja como uma aplicação para consumidor, ele também está a ser instalado em PCs com Windows 10 LTSC ou Windows 11 Enterprise.

No entanto se as empresa o tentarem utilizador surge uma mensagem que diz “esta função não é compatível com sua organização”.

Isto deve-se ao facto de a aplicação funcionar apenas em dispositivos que utilizam contas pessoais da Microsoft, tais como endereços que terminam em *@outlook.com ou *@live.com.

A Microsoft esclareceu que “a Cópia de Segurança do Windows não é suportada por utilizadores do Azure Active Directory (AAD) ou do Active Directory (AD)”.

Entretanto esta Cópia de Segurança do Windows juntou-se à lista de aplicações selecionadas, como as Definições e a Microsoft Store, que não se podem remover do seu dispositivo, a menos que esteja disposto a remover o Windows Experience Pack.

A aplicação não se pode remover, uma vez que está a ser fornecida com o ‘Windows Experience Pack’, que também permite funcionalidades como o atalho de teclado Win + Shift + S da Ferramenta de Recorte e o Painel de Emojis. O

Como forçar a desinstalação da aplicação Cópia de Segurança do Windows

Graças a um truque simples testado pelo site Windows Latest, é possível remover a aplicação Cópia de Segurança do Windows, mas o processo também irá desativar o Painel de Emojis e o atalho de teclado Win + Shift + S:

Abra o PowerShell com privilégios de administração.

Na PowerShell, execute o seguinte comando:

Remove-WindowsPackage -Online -PackageName “Microsoft-Windows-UserExperience-Desktop-Package~31bf3856ad364e35~amd64~~10.0.19041.3393”

Reinicie o sistema digitando “Y” no terminal.

Uma vez feito isso, o Backup do Windows, o Seletor de Emoji e o “Win + Shift + S” desaparecem do PC.

A Microsoft diz que vai ocultar a aplicação em PCs Windows não suportados

Em sistemas empresariais ou máquinas LTSC, a Microsoft finalmente concordou em ocultar a aplicação no menu Iniciar e noutros lugares. No entanto não removerá a app porque ele agora é um componente do sistema.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também