Antes de mais nada… Calma! Isto não significa que as placas gráficas de nova geração NVIDIA estejam prestes a chegar. Não acredito minimamente que a NVIDIA queira lançar a sua geração RTX 50 antes do terceiro trimestre de 2025, com um lançamento do tipo “refresh” RTX 40 Super algures em 2024.
Dito isto, o facto de a NVIDIA não querer lançar nada agora, não significa que não existam desenvolvimentos! A nova arquitetura está pronta, e é mesmo muito provável que todos os designs também. É exatamente por isso que já sabemos algumas das informações mais críticas do GPU GB202, que deverá dar vida à RTX 5090.
NVIDIA GeForce RTX 5090: Já sabemos as especificações!
Portanto, o GPU GB202 vai contar com 12 GBPs, cada um deles com 8 TPCs. Isto deverá significar 192 SMs (cada TPC tem 2 SMs). Por sua vez isto significa um total de 24576 núcleos CUDA, não sendo ainda conhecidos os números de núcleos Tensor e RT.
No campo da memória, é esperado que a NVIDIA opte por um BUS de 512-bit para aproveitar ao máximo os novos chips GDDR7 em vez dos velhos GDDR6X/W.
Entretanto, claro que nada disto significa grande coisa por si só. Mas, na teoria, podemos estar perante um novo salto incrível no lado da performance das placas gráficas. (Porém, não espere ver um salto equivalente nas restantes gamas de preço. A NVIDIA não vai voltar a entrar nessa estratégia).
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!