Atenção! Esta é a melhor forma de limpar o seu smartphone!

O seu smartphone é algo que é manuseado centenas de vezes por dia. Muitas pessoas levam o telemóvel sempre consigo, incluindo para a cozinha e para a casa de banho. Como resultado, o telemóvel entra em contacto com uma variedade de superfícies, muitas das quais podem estar sujas ou cobertas de bactérias. De facto, um estudo afirma mesmo que os telemóveis transportam 10 vezes mais bactérias do que um assento de sanita. Quer tenha um smartphone Android resistente à água, ou um sem quaisquer proteções, o método para o limpar profundamente é praticamente o mesmo. Dito isto, vamos explicar-lhe a melhor forma de limpar o seu smartphone!

Atenção! Esta é a melhor forma de limpar o seu smartphone!

É uma boa ideia adquirir o hábito de limpar o seu smartphone diariamente e efetuar uma limpeza profunda pelo menos uma vez por semana. Uma vez que os smartphones são dispositivos eletrónicos, é necessário ter um cuidado especial ao limpá-los, pois danificar a superfície ou as portas pode resultar numa viagem dispendiosa ao centro de assistência.

Antes de limpar o smartphone, desligue quaisquer carregadores ou cabos, retire a capa e os acessórios e desligue-o. A melhor ferramenta para limpar o telemóvel é um pano de microfibras. Este limpa a superfície do smartphone sem o riscar – algo que os panos normais e até as toalhas de papel não conseguem fazer.

melhor forma de limpar o smartphone

Se não tiver um pano de microfibras à mão, pode utilizar o pano para lentes que vem com um kit de limpeza de câmaras ou óculos. Utilize o pano para limpar o ecrã e o painel traseiro do telemóvel para eliminar o pó e a sujidade. Tenha cuidado para não aplicar demasiada pressão.

Também pode humedecer ligeiramente o pano com água destilada – mas certifique-se de que não molha demasiado o pano. Para desinfetar um smartphone, a maioria das marcas de telemóveis recomenda a utilização de uma solução à base de álcool constituída por 70% de etanol ou álcool isopropílico. Evite deitar a água ou a solução de álcool diretamente no smartphone e, em vez disso, humedeça o pano de microfibras.

Se quer mesmo ter a certeza de que os germes estão mortos, pode investir numa luz esterilizadora UV. Esta luz mata os micróbios na superfície do telemóvel, mas não entra nos cantos e recantos.

Não se esqueça dos altifalantes e das portas

Limpar a superfície de um smartphone é uma coisa, mas também é importante remover a sujidade das portas. Isto inclui a porta de carregamento, a entrada para auscultadores (se tiver a sorte de possuir um telemóvel que ainda tenha uma) e os orifícios para o altifalante e o microfone. Provavelmente, não precisa de limpar estas portas diariamente, mas é bom fazer uma limpeza profunda a essas fendas de vez em quando para se certificar de que não há nada alojado nelas.

melhor forma de limpar o smartphone

Embora possa parecer tentador utilizar um pino de metal para raspar a sujidade, isto pode causar danos permanentes no telemóvel. O metal é condutor de eletricidade e os smartphones são dispositivos eletrónicos. Em vez disso, utilize um palito de madeira. Utilize suavemente a ponta do palito para raspar a sujidade e os fiapos, certificando-se de que contorna apenas as extremidades da porta e não penetra demasiado fundo.

Limpe o palito num pedaço de pano ou tecido e repita até que toda a sujidade tenha sido removida. Faça o que fizer, certifique-se de que a extremidade do palito não se parte dentro do telemóvel, pois pode ficar presa dentro das portas e causar danos quando for retirada. Se houver sujidade acumulada à volta das portas após a limpeza, utilize um pano para a limpar.

O que evitar

Alguns ecrãs de smartphones têm um revestimento oleofóbico que resiste às impressões digitais e repele o óleo, e este pode deteriorar-se se forem utilizados toalhetes desinfetantes. Isto é particularmente verdade no caso de toalhetes que contenham lixívia ou vinagre. Os limpa-vidros convencionais e os desinfetantes para as mãos também não devem ser utilizados para limpar smartphones.

Muitos dos modernos dispositivos Android têm uma classificação IP68 de resistência à água, mas isso não significa que possam ser lavados em água corrente e com sabão. Deve evitar pulverizar diretamente o smartphone com qualquer tipo de líquido, seja água, sabão ou um produto de limpeza doméstico. Se o smartphone ficar excessivamente molhado durante a limpeza, limpe-o com um pano de microfibras seco e aguarde algumas horas para que a água se evapore das portas antes de tentar carregá-lo.

Outra coisa a evitar durante a limpeza de um smartphone é a utilização de ar comprimido, especialmente à volta dos altifalantes e das portas. O ar de alta pressão pode soprar mais pó e sujidade para as portas e até causar condensação se o ar frio entrar em contacto com o telemóvel.

Limpe também a capa do seu telemóvel

Adquirir o hábito de limpar profundamente o seu telemóvel Android é ótimo, mas todo esse esforço não serve de nada se ficar numa capa suja. É muito provável que a capa do seu telemóvel esteja mais suja do que o telemóvel, uma vez que é o que mais entra em contacto com as suas mãos e superfícies. As capas são feitas de vários materiais, incluindo borracha, silicone, plástico e couro, e o método de limpeza para cada um é diferente.

Se tiver uma capa de borracha, silicone ou plástico, limpe-a primeiro com um pano de microfibras. Em seguida, mergulhe a capa numa solução de água morna e detergente da loiça e esfregue-a suavemente com uma escova de dentes velha. Algumas capas de telemóvel têm uma camada interna de microfibras que impede que o painel traseiro do smartphone se risque.

Se a capa do seu telemóvel tiver esta camada, evite mergulhá-la em água e limpe o exterior com um pano de microfibras humedecido com uma solução de detergente da loiça. Também pode utilizar um toalhete desinfetante para limpar a capa.

Se tiver uma capa de telemóvel em pele, limpe-a com um pano ligeiramente humedecido. Evite a exposição excessiva à água, uma vez que pode provocar manchas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também