Hoje em dia vendem-se menos smartphones, porém, é notório que o foco dos consumidores mudou, e como consequência disso mesmo, o foco das fabricantes também teve de mudar. Os consumidores compram menos, mas quando compram preferem comprar melhor e por isso mais caro.
Isto parece o famoso efeito “Pescadinha Rabo na Boca”! Os smartphones BBB (Bons, Bonitos e Baratos) já não são tão bons, nem tão duráveis, por isso, os consumidores preferem agora comprar melhor e mais caro para aguentar mais anos sem trocar.
Esta nova mentalidade deu um novo “boost” à Apple, que se prepara agora para se transformar na fabricante número 1 no mundo dos smartphones.
Smartphones baratos não se vendem! E agora?
Portanto, depois das informações relativas ao primeiro trimestre de 2023, temos agora informações relativas ao segundo trimestre. A coisa é assustadora! A única fabricante a ter um trimestre positivo foi… A Google!
Porquê? Está tudo mais caro, e os consumidores têm menos vontade de gastar dinheiro. Dito isto, quando querem gastar, preferem fazê-lo em aparelhos mais caros, que assegurem alguma qualidade, e claro, aguentem mais tempo no seu bolso.
É exatamente por isso que as vendas triplicaram no segmento “Premium” (Acima dos 700€), e existe um foco muito maior nos segmentos acima dos 1000€. (Apple e Samsung venderam ~25% mais no segmento acima dos 1000€).
Entretanto, é esperado que o terceiro trimestre seja reinado pela Apple, que claro está, já lançou os seus novos iPhone 15. Ainda assim, o segundo trimestre nem foi nada mau para a gigante Norte Americana, que foi por sua vez capaz de enviar cerca de 15 milhões de aparelhos para as prateleiras. (Samsung apenas enviou 6.6M).
Quanto ao grande esquema da coisa, é esperado que o mercado caia 12% em 2023, e depois suba um pouco em 2024 (3%). É muito provável que o número de aparelhos enviados para as prateleiras não chegue às 150 milhões de unidades antes de 2027.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!