Panos Panay trocou mesmo a Microsoft pela Amazon

O mundo da tecnologia foi abalado na semana passada quando o antigo Diretor de Produtos da Microsoft, Panos Panay, deixou o seu cargo. Durante o seu tempo na Microsoft, Panay foi responsável pelo lançamento do Windows 11 e da linha de produtos Microsoft Surface. Por isso, foi um choque que alguém que se tornou sinónimo da marca Surface estivesse a deixar a Microsoft apenas alguns dias antes do esperado evento. Entretanto começaram a circular rumores de que outra empresa tecnológica de Seattle, a Amazon, o tinha atraído.

Panos Panay trocou mesmo a Microsoft pela Amazon

Os rumores estavam corretos, pois um comunicado de imprensa recente da Amazon revelou que Panay vai juntar-se à empresa como líder do departamento de Dispositivos e Serviços no próximo mês. Este braço da Amazon é responsável por vários produtos, incluindo dispositivos como o Echo, o Fire Tablet e o Kindle, e serviços como o Luna. Embora a abundância de dispositivos sob a alçada da Amazon possa ser intimidante, o CEO Andy Jassy acredita que Panay está à altura do cargo, chamando-lhe “um forte construtor de produtos e inventor que tem uma profunda experiência tanto em hardware como em serviços integrados”.

Panay substituirá o líder anterior de Dispositivos e Serviços, Dave Limp. No entanto, ele não vai partir imediatamente. Isto porque a Microsoft revelou que ele permaneceria a bordo por alguns meses para ajudar na transição de Panay. Quando se for embora definitivamente, no próximo ano, assumirá o cargo de diretor executivo da empresa espacial de Jeff Bezos, a Blue Origin.

Os rumores sugeriam que o papel de Panay se centraria na Alexa e na Echo, tal como fez Limp. Panay tem uma tarefa desafiadora pela frente, pois foi relatado que o fracasso do Alexa custou à empresa mais de 10 mil milhões de dólares. Portanto, caberá a ele colocar tudo no sítio.

Na Microsoft, a assumir a posição anterior de Panay está Yusuf Mehdi, que anteriormente ocupava o cargo de chefe de marketing de consumo da empresa. Sob o comando de Mehdi, a Microsoft já lançou o seu assistente de IA Copilot, que funciona nas aplicações do Microsoft 365 para dar ajuda em tempo real aos utilizadores. É duvidoso, com base no seu curto período de tempo no cargo, que ele tenha estado fortemente envolvido na criação deste produto.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também