Existem aplicações que são um sucesso por vários motivos. Umas cativam pelas suas funcionalidades. Outras porque são realmente úteis e necessárias. É exatamente o que se passa com a aplicação de Mensagens do Google que conquistou um marco histórico!
Aplicação de mensagens da Google atinge marco histórico!
Foi a propósito campanha “#GetTheMessage” da Google, que a gigante do motores de busca revelou que a app se instalou mais de cinco mil milhões de vezes.
Anteriormente denominada “Mensagens Android“, esta app tornou-se numa das aplicações mais utilizadas para mensagens SMS, MMS e RCS, oferecendo uma interface simples e funcionalidades úteis. Por exemplo, a aplicação pode ser combinada com um cliente Web de ambiente de trabalho, permitindo-lhe ler e responder a mensagens a partir de um tablet, PC, Mac ou Chromebook.
Para quase todas as aplicações na Play Store, a Google oferece uma estatística pública de aproximadamente quantas vezes foram instaladas. É um número que inclui as aplicações pré-instaladas mas não conta as atualizações. No entanto, em vez de mostrar a contagem exata de transferências, a Play Store mostra incrementos de marcos como 1 milhão, 5 milhões, 10 milhões, etc.
A última vez que a app de Mensagens atingiu este marco foi na primavera de 2020, quando alcançou mil milhões de transferências. Na época, não vinha por defeito na maioria dos dispositivos Android, além de exceções como os telefones Pixel.
A mudança mais significativa desde 2020 é que a Samsung adotou a app da Google como a aplicação de mensagens padrão para smartphones como a gama Galaxy S22. Dito isto, é possível que a popularidade dos telefones da Samsung tenha contribuído significativamente para o rápido crescimento desta app!
Entretanto, esta app é também a principal porta de entrada para o serviço de mensagens RCS. É significativamente mais capaz do que os seus antecessores SMS e MMS. Outras aplicações, normalmente fornecidas diretamente por um operador ou OEM, oferecem suporte RCS e podem fazê-lo porque o RCS é uma norma e não um serviço proprietário.
Por enquanto, o RCS só está disponível em dispositivos Android.
No entanto a Google está a tentar mudar isso com a sua campanha “#GetTheMessage”. Tudo para pressionar a Apple a suportar o padrão de mensagens mais seguro e repleto de funcionalidades no iOS. A mais recente investida nesse esforço brincou com o estilo de publicidade da Apple para vender um falso “iPager”, comparando as desvantagens do SMS com a utilização de um pager em vez de um smartphone.
Se a analogia do iPager não convencer a Apple a apoiar o RCS, talvez cinco mil milhões de utilizadores do Google Messages o façam.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!