Como deve saber, devido à saturação automóvel dentro das grandes cidades, e também aumentos agressivos nos preços dos combustíveis fósseis, os veículos elétricos estão a ganhar uma outra importância. Mas atenção, estamos a falar de veículos elétricos fora do mundo automóvel, como é o caso das trotinetes e bicicletas elétricas.
Dito tudo isto, existe uma nova proposta extremamente interessante neste “novo mundo”! Estamos a falar da Pi-Pop, uma bicicleta elétrica que não tem como base uma bateria. Como é que isto funciona? Vale a pena?
Pi-Pop: Que tal uma bicicleta elétrica sem bateria?
Portanto, as bicicletas elétricas são um meio de transporte extremamente apetecível para os ciclistas que querem ir do ponto A para o ponto B, mas não querem ter de dar muito às pernas. Afinal de contas, ir para o emprego de bicicleta é engraçado, é barato, e é até amigo do ambiente. Porém, chegar suado ao emprego já não é assim tão porreiro quanto isso,
Dito tudo isto, um dos grandes problemas das bicicletas elétricas está no facto de terem de ser carregadas consistentemente. É o mesmo exato problema de qualquer aparelho que tenha como base uma bateria. Esta vai ter de receber energia para depois fazer o seu trabalho. Bem, esta nova bicicleta tenta oferecer uma experiência de utilização parecida sem bateria.
Em vez disso, a bicicleta usa um supercondensador, que por sua vez armazena energia à medida que o utilizador dá aos pedais, quando trava, ou quando é utilizada regeneração em descidas. Este supercondensador tem um ciclo de vida de 10~15 anos, o que por sua vez deverá significar que esta bicicleta até deverá durar mais alguns anos comparativamente a uma bicicleta elétrica mais tradicional.
Curiosamente, é uma coisa que até tem feito algum sucesso, visto que esta é já a terceira geração desta bicicleta a chegar ao mercado. Porém, apesar de não ter bateria, é uma bicicleta cara, a custar mais ou menos 2450€. É também uma bicicleta disponível num único modelo.
Interessante, e adoraria experimentar, mas tenho as minhas dúvidas quanto à sua utilização no dia-a-dia.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!