O Surface Laptop Go é o portátil económico da Microsoft, posicionado como uma alternativa mais acessível ao Surface Laptop e ao Surface Laptop Studio. No entanto, o custo mais baixo significa que não tem características como um ecrã de alta resolução e uma vasta seleção de portas. Ou seja, coisas que podem ser encontradas noutros PCs da mesma gama de preços. Entretanto a Microsoft acaba de revelar um novo modelo que resolve muitas das limitações do portátil anterior. No entanto a um novo preço que o coloca (maioritariamente) fora do mercado dos portáteis económicos.
Surface Laptop Go 3: muitas melhorias mas com preço mais alto!
A Microsoft anunciou hoje o Surface Laptop Go 3, que é visualmente idêntico ao último modelo. Isso não é mau de todo, com um grande ecrã tátil de 12,45 polegadas com uma proporção de 3:2 e um trackpad espaçoso. Entretanto existem ainda algumas variantes de cores diferentes à escolha, tal como o MacBook Air M2.
O Surface Laptop Go 2 anterior não tinha o melhor hardware, especialmente o modelo base. No entanto a situação foi melhorada desta vez. A Microsoft trocou o processador Intel Core i5-1135G7 de 11ª geração por um novo Intel Core i5-1235U de 12ª geração. Conta com dois núcleos de alto desempenho e oito núcleos de eficiência. Não se trata de um dos mais recentes processadores móveis de 13ª geração, mas deverá ter um desempenho suficiente para as tarefas quotidianas.
O modelo básico também vem agora com 8 GB de RAM em vez de 4 GB. Para além disso o SSD interno foi duplicado de 128 GB para 256 GB. Isto é uma ótima notícia, mas também é o mínimo necessário para um laptop Windows utilizável em 2023. A verdade é que o Windows 11 não é realmente utilizável com 4 GB de RAM, e as atualizações do sistema e aplicações consumiriam 128 GB rapidamente.
Apesar de o hardware interno ser muito melhor desta vez, a conectividade continua a ser um problema.
Continua a haver apenas uma porta USB Tipo C, um conetor USB Tipo A e uma entrada para auscultadores de 3,5 mm, todos localizados no mesmo lado. O outro lado tem o conector proprietário Surface Connector, que só funciona com o carregador incluído (o portátil também deve ser capaz de carregar através de Tipo-C) ou com as dispendiosas bases de ligação externas da empresa. Por muito bom que seja um carregador magnético, substituí-lo por outra porta Tipo C tornaria provavelmente o portátil mais útil.
O Surface Laptop Go 3 começa nos 999 Euros. Pode comprá-lo agora na Microsoft Store, e é provável que apareça em breve noutras lojas de retalho.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!