Android e iPhones já se podem carregar uns aos outros!

Há anos que os smartphones Android oferecem a possibilidade de se utilizar um cabo USB-C para carregar outros dispositivos através da bateria do seu próprio telemóvel, algo que é útil em caso de necessidade. E, graças ao facto de a gama iPhone 15 ter finalmente adotado o USB-C, os telemóveis Android e os iPhones já se podem carregar uns aos outros.

Android e iPhones já se podem carregar uns aos outros!

Desde a adoção do USB-C nos telemóveis Android em 2015, praticamente todos os dispositivos têm a capacidade de utilizar a bateria para carregar outro dispositivo. Mesmo que seja outro telemóvel. Na prática, significa que está sempre a transportar um powerbank consigo, desde que tenha carga de sobra. E, embora os telemóveis Android possam partilhar a sua carga com os iPhones desde que a Apple adotou os cabos USB-C para Lightning há alguns anos, isso não tem sido possível no sentido inverso.

android iphones carregar

Com a adoção do USB-C na gama iPhone 15, no entanto, isto muda, e já temos a prova de que os dispositivos da Apple podem partilhar energia com os telemóveis Android.

No YouTube o PetaPixel testou a partilha de energia entre um Google Pixel Fold e um iPhone 15 através de um cabo USB-C, e o iPhone começou imediatamente a partilhar a sua energia com o Pixel ao ligar o cabo.

Isto também é facilmente possível no sentido inverso.

Os telemóveis Android têm a capacidade de controlar a forma como o USB é utilizado quando um cabo é ligado. Isso inclui uma opção para “carregar o dispositivo ligado” quando a capacidade é reconhecida.

Caso esteja curioso, a utilização de um cabo USB-C para Lightning, mesmo com esta opção em funcionamento, não permite que um iPhone mais antigo carregue um telemóvel Android.

No entanto, nem tudo é um mar de rosas…

A primeira coisa que tem de saber é que a Apple não está a tirar o máximo partido da norma USB-C. Quem comprar o iPhone 15 ou 15 Plus não verá nenhum benefício técnico. Mas o caso é diferente para quem adquirir um iPhone 15 Pro e Pro Max. Mas qual a razão para isto?

porta usb-c iphone 15

Como o iPad USB-C que a Apple lançou em 2022, o iPhone 15 e 15 Plus contam com a antiga especificação USB 2.0. Esses telefones estão limitados a uma taxa máxima de transferência de dados de 480 Mbps – a mesma velocidade que suportamos em iPhones equipados com Lightning. A Apple está sempre calada sobre a velocidade de carregamento, mas sua página de especificações técnicas afirma que o iPhone 15 pode atingir “até 50% de carga em cerca de 30 minutos com adaptador de 20 watts ou superior.” O iPhone 14, que carrega a um máximo de 20 watts na maioria dos testes de terceiros, tem a mesma declaração em sua folha de especificações. Isto significa que o iPhone 15 e 15 Plus podem estar limitados a um carregamento de 20 watts.

Por outras palavras, a porta USB-C no iPhone 15 e 15 Plus é pouco mais do que uma atualização “de porta”. Ainda assim há uma função que vale a pena. Falo do modo que permite reproduzir vídeo 4K 60Hz do iPhone num monitor de computador ou TV maior. A Apple sugere a utilização do seu adaptador USB-C Digital AV Multiport para ligar o iPhone 15 a um monitor ou televisor, uma vez que este adaptador converte vídeo USB-C em HDMI. Mas se estiver a ligar o iPhone 15 a um monitor com capacidades de vídeo USB-C, pode simplesmente utilizar um cabo USB-C que suporte o modo DP Alt.

Limitar a porta a velocidades USB 2.0 foi uma decisão intencional

Não é complicado percebermos que a Apple provavelmente espera que essa limitação ajude a diferenciar o iPhone 15 e 15 Plus das versões “Pro”, que oferecem velocidades USB 3.0 adequadas. Afinal de contas, a Apple adora vender mais!

Ao contrário do iPhone 15, o iPhone 15 Pro e o Pro Max suportam o protocolo USB 3.0. Esses equipamentos têm uma taxa de transferência de dados de 10 Gbps quando emparelhados com um cabo USB-C igualmente poderoso.

Ao nível do carregamento há algo pouco claro. É que as especificações técnicas revelam o mesmo aviso que está presente na folha de especificações do iPhone 15 standard. Até 50% de carga em cerca de 30 minutos com um adaptador de 20 watts ou superior. O iPhone 14 Pro atingiu os 27 watts em testes de terceiros. Como tal é possivel que o iPhone 15 Pro e Pro Max compartilhem essa limitação. No entanto fala-se de que a velocidade poderá ser mais.

Mas para aproveitar tudo isto precisa de comprar um cabo próprio!

Por qualquer razão, o iPhone 15 Pro e o Pro Max não vêm com um cabo USB 3.0. Em vez disso, chegam com um cabo USB 2.0, o que coloca um estrangulamento de 480 Mbps nas transferências de dados. Se quiser tirar partido da porta USB-C melhorada do iPhone 15 Pro, tem de comprar um cabo USB-C que suporte uma taxa de transferência de dados de 10 Gbps. As especificações técnicas da Apple não fazem qualquer menção à MFi. Assim afirmam simplesmente que é necessário um “cabo USB 3.0 com velocidade de 10 Gbps” para velocidades de 10 Gbps. Assim é seguro assumir que a maioria dos cabos USB 3.1 Gen 2 dará conta do recado.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também