Android: faça isto para descobrir se uma aplicação é perigosa!

O Android é sem dúvida um grande sistema operativo. Mas como acontece com todas as coisas também tem os seus problemas. De facto, um dos maiores é a quantidade de aplicações falsas que não param de aumentar e que até chegam a estar presentes na Play Store. Apesar de parecerem apps verdadeiras e de até poderem fazer algumas coisas têm outro lado. Assim podem roubar os dados ou até danificar o smartphone. Felizmente, existem algumas coisas que nos permitem descobrir se uma aplicação para Android é perigosa e deste modo evitarmos problemas.

Android: faça isto para descobrir se uma aplicação é perigosa!

O que são aplicações perigosas?

Podemos considerar uma aplicação perigosa para Android como um programa desenvolvido para parecer legítimo, mas na verdade é malware. Geralmente estão disponíveis em lojas ou websites não oficiais, mas também podem ser encontrados na Google Play Store como referi acima. Normalmente têm nomes muito atrativos para que pareçam bastante úteis.

Play Store para a Google, aplicação falsa, android aplicação perigosa

No entanto, quando instalamos qualquer uma dessas aplicações e tentamos utilizá-la rapidamente percebemos que não faz nada. Ou em alguns casos até faz alguma coisa ao mesmo tempo que em segundo plano vai roubando os nossos dados.

Entretanto estas apps destacam-se por pedirem permissões muito superiores aquilo de que realmente necessitam. Por exemplo, se instalarmos a app de uma lanterna é estranho que ela peça acesso à nossa lista de contatos, armazenamento do dispositivo ou até mensagens de texto. O mesmo se passa com a localização. Ou seja, uma simples instalação pode criar-nos muitos problemas.

Como podemos descobrir?

Agora que sabemos o que são aplicações falsas para Android e como funcionam, temos de aprender a detectá-las. Atenção que detetar uma aplicação falsa para Android nem sempre é fácil, mas é possível descobrirmos.

A app tem más críticas

Ao procurar uma aplicação na Google Play Store, preste atenção às avaliações e classificações. Se uma aplicação tiver na sua maioria críticas negativas ou uma classificação baixa, é possivelmente uma aplicação falsa. Claro que haverá sempre algumas pessoas que não gostam de uma determinada aplicação, mas se a maioria das avaliações são negativas, é melhor ficar longe dela.

A app tem um ícone genérico

Outra coisa a procurar é o ícone da aplicação. Uma aplicação falsa terá frequentemente um ícone genérico ou não profissional. Se o ícone parece ter sido feito à pressa ou não se encaixar com o resto da app, provavelmente não é uma aplicação legítima.

A app tem erros ortográficos ou gramaticais

Ao olhar para a descrição de uma aplicação, preste atenção ao idioma utilizado. Se houver muitos erros ortográficos ou gramaticais, é provável que a aplicação seja falsa. Isto porque as aplicações legítimas são muitas vezes feitas por programadores profissionais e outros que tomam cuidado para rever as descrições.

Verifique o nome do programador

Se não tem a certeza sobre uma aplicação, uma das melhores coisas que pode fazer é procurar o nome do programador. Uma pesquisa rápida no Google deve revelar se ele tem uma boa reputação ou não. Se não houver resultados ou os resultados forem na sua maioria negativos, é melhor evitar a aplicação.

Veja as permissões

Quando instalar uma aplicação, ser-lhe-á pedido que conceda permissão para aceder a diferentes partes do seu smartphone. Antes de o fazer, olhe para as permissões que a app está a pedir e tenha cuidado com qualquer app que peça mais permissões do que necessita. Uma simples aplicação de calculadora a pedir permissão para aceder à sua câmara é obviamente suspeita.

Utilize o senso comum

Finalmente, usar o seu senso comum ao descarregar aplicações é sempre importante. Se uma aplicação soa muito boa para ser verdade, provavelmente é. Se alguma vez tiver dúvidas, o melhor é errar por precaução e evitar completamente a aplicação.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também