A rivalidade entre a Apple e as fabricantes Android é quase tão antiga como o tempo, mas a realidade é que ambos os ecossistemas nunca estiveram tão próximos como agora. Sabe porquê? Porque ambos os lados da barricada tiram ideias do outro lado, para melhorarem os seus produtos. Isto é completamente legÃtimo, e ainda bem que assim é, nós queremos é aparelhos mais poderosos, mais fácil de utilizar, e se possÃvel ainda mais bonitos.
Dito isto, vamos falar de algumas coisas que o iPhone 15 traz para cima da mesa, que já deu um ar de sua graça no lado Android.
iPhone 15 imita o smartphone Android em muita coisa!
Portanto, há muita coisa que é novidade para o ecossistema iOS em 2023, mas que não é de todo uma grande surpresa para quem tem um Android no bolso. Isto é normal, afinal, a concorrência é a chave para a inovação. Até na Fórmula 1, o desporto rei automobilÃstico, copiar algo é absolutamente normal apesar de controlado, é a única forma de existir rivalidade e até alguma inovação entre conceitos.
Pois bem, vamos analisar algumas funcionalidades ou caracterÃsticas que o novo iPhone 15 adotou dos telemóveis Android do passado.
1. Titânio!
A Apple está a aproveitar a palavra titânio para convencer os consumidores a optar pelos seus novos modelos Pro e Pro Max. Mas, o Essential PH-1 foi o primeiro a trazer uma estrutura de titânio para um telemóvel, isto em 2017.
O titânio não só é mais forte do que o aço inoxidável, como também é mais leve e tem melhores propriedades de resistência à corrosão. A escolha deste material por parte da Apple é a mais correta, e já ouvimos inúmeros rumores de que o Galaxy S24 Ultra também terá uma estrutura em titânio.
2. USB-C
O USB-C tem dado muito que falar! Mas, a tecnologia já existe no mundo Android desde 2015, com os primeiros aparelhos a contarem com a entrada USB-C a serem o Le 1 e o Le 1 Max.
3. Gravação 3D
Parece interessante? Sim! Mas apareceu pela primeira vez no mundo Android em 2011, a partir da HTC com o seu Evo 3D. Sim, um smartphone 3D, que na altura fez furor. Porém, infelizmente, o HTC Evo 3D e o conceito de vÃdeos e fotografias em 3D não vingaram na altura devido a limitações tecnológicas. Pode ser que seja diferente agora.
4. Câmara Periscópica
Parece incrÃvel não é? Pois, este tipo de tecnologia chegou ao mundo Android em 2019, a partir do Huawei P30 Pro.
5. Botão Personalizável (Action Button)
Foi a Samsung a trazer a tecnologia para o mercado, no distante ano de 2019, quando permitir fazer remapeamento do botão Bixby.
Conclusão – Porquê tanta cópia?
A Apple não gosta de ser a primeira a trazer algo para o mercado. A fabricante Norte-Americana gosta de fazer as coisas com calma, da forma mais otimizada possÃvel. Mesmo que isso significa “copiar” algumas ideias.
Em suma, a Apple sabe o que está a fazer, ou melhor, a fabricante sabe aquilo que os consumidores realmente querem ver num smartphone.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!