Problema nos créditos da Google Play Store? Não é o único!

Os créditos da Google Play Store podem vir de várias fontes, como cartões de oferta. Mas se estiver a tentar fazer uma compra neste momento, pode ficar apenas com uma mensagem de erro.

Está com problemas nos créditos da Google Play Store?

Conforme destacado Android Police, alguns utilizadores do Android não conseguem fazer compras onde tentam utilizar créditos do Google Play para uma parte ou para a totalidade da compra. O problema não parece ser universal, mas também não é exatamente isolado.

Há publicações aqui e ali na Internet sobre o problema, com alguns utilizadores a mencioná-lo numa publicação num fórum de apoio e outros num tópico do Reddit sobre o jogo Ingress. Num dos casos, apareceu uma mensagem de erro que dizia

Ocorreu um erro inesperado. Por favor, tente novamente mais tarde. [OR-DFGT-02]

De facto, este problema apareceu-me recentemente quando tentava utilizar um cupão para o jogo Monopoly. A compra falhava quando tentava utilizar o cupão.

A Google ainda não reconheceu formalmente o problema, mas uma publicação de apoio antiga relativa a transações falhadas na Play Store foi marcada como uma “questão em análise” em resultado do problema em curso.

Se estiver a ver este código de erro, sugerimos que tente novamente a compra utilizando um método de pagamento diferente, como cartão de crédito ou débito, porque o saldo do Play parece ser o único problema por enquanto.

A Play Store é a principal loja de aplicações no Android, apesar de a Google permitir o desenvolvimento de várias outras.

No entanto, os créditos Play só se podem trocar por itens pagos na Play Store e por compras na aplicação encaminhadas através do sistema de faturação Play. Isto inclui a grande maioria do conteúdo que vê no Android. Além disso, o seu saldo Play funciona como uma carteira online. Pode recarregá-lo através de uma transação online, mas qualquer dinheiro que tenha sobrado permanece no seu saldo, pronto a ser utilizado da próxima vez. A Google também ajuda as pessoas a acumularem fundos ao responderem a inquéritos sobre os seus produtos e as suas experiências. É por esse motivo que o bom funcionamento deste sistema é importante.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também