Como já dissemos várias vezes ao longo das últimas semanas, é mesmo muito provável que a AMD não lance novas placas gráficas topo de gama na sua nova geração RDNA4. Uma geração que deve chegar ao mercado em 2025.
A gigante dos processadores e placas gráficas vai continuar focada nos processadores Ryzen, APUs, hardware para consolas, e até alternativas para gaming de gama baixa e gama média. Mas, placas gráficas capazes de rivalizar com o melhor que a NVIDIA tem e vai ter para oferecer? Pode esquecer.
AMD sacrificou a gama alta para os próximos anos
Obviamente que esta decisão, apesar de não ser ainda oficial, já começou a ser justificada com os custos de desenvolvimento e produção deste tipo de GPU. O que até faz algum sentido, tal tem sido o caminho de desenvolvimento da AMD no lado gráfico nos últimos anos. Custos que podem não fazer sentido tendo em conta que seria mesmo muito provável que a AMD não fosse capaz de rivalizar de frente com aquilo que a NVIDIA já tem pronto para a geração RTX 50.
Mas, a verdadeira desculpa é só uma… A AMD quer poupar a sua capacidade de produção, junto da TSMC, para produzir componentes mais focados na Inteligência Artificial. É aqui que está o dinheiro, pelo menos nos próximos tempos, e como tal, a AMD vai tirar de um lado para meter do outro.
A NVIDIA também já está a fazer o mesmo. Porém, como deve imaginar, a NVIDIA tem mais recursos que a AMD. Como tal, é capaz de negociar as coisas com a TSMC em termos bem diferentes.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Consegue compreender este sacrifÃcio? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!