A app de Mensagens da Google há muito que suporta vários dispositivos. No entanto a implementação atual destina-se mais aos computadores de secretária do que aos telemóveis. A aplicação requer a leitura de um código QR para aceder às suas mensagens noutro dispositivo, com uma interface otimizada para ecrãs grandes. Parece que isso está prestes a mudar, com a Google a trabalhar num suporte adequado para vários dispositivos na sua aplicação nativa para Android. Isso tornaria possível usar um e o mesmo número de telefone para RCS e mensagens SMS nos seus smartphones e tablets. Vamos então olhar par a função que faltava nas mensagens da Google.
Mensagens da Google vão receber a grande função que faltava!
Conforme detetado pelo AssembleDebug na última versão beta do Google Mensagens (20230907_01_RC00) e publicado no TheSpAndroid, a empresa vai utilizar a sua conta da Google para ligar diferentes instâncias da aplicação entre si. As cadeias de carateres no código revelam como isso poderia funcionar: “Use seu número de telefone para enviar e receber mensagens em dispositivos ligados à sua conta do Google” e “Envie Mensagems do seu número de telefone em outros dispositivos”.
O AssembleDebug especula que este é um ajuste feito com o Google Pixel Tablet e outros tablets Android em mente, já que atualmente eles precisam de aceder à versão web em vez de utilizarem uma app proprietária.
Neste momento, a funcionalidade ainda não está funcional. O AssembleDebug tentou ativar as flags correspondentes para que funcionasse, mas parece que faltam alguns ajustes do lado do servidor. Também não está claro como é que a Google vai manter a encriptação ponto a ponto em mensagens RCS.
O AssembleDebug também detetou um novo ecrã de aviso nesta versão do Messages que o ajudará a manter as suas mensagens privadas, caso o seu telefone esteja a ser verificado por pessoas mal-intencionadas.
A nova abordagem multi-dispositivo parece assemelhar-se muito à versão renovada do WhatsApp, que a Meta introduziu há alguns meses para todos. O WhatsApp permite-lhe utilizar a mesma conta em diferentes dispositivos, mantendo a encriptação ponto a ponto. Embora um dos seus telemóveis tenha de ser declarado como o principal, é praticamente impossível distinguir a experiência em diferentes telemóveis. Isto porque todos eles utilizam a interface nativa e familiar do WhatsApp. No entanto, faltam algumas funcionalidades nos dispositivos secundários.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!