A Renault é genuinamente uma das fabricantes mais interessantes do mundo automóvel atual.
A gigante Francesa está a fazer um esforço tremendo para lavar a sua cara, e assim criar um forte impacto no mercado automóvel, sempre com um foco vincado nas “massas”, agora tão interessadas na eletrificação.
Assim, seja pela Dácia que tem vindo a evoluir de forma igualmente incrível, ou pela marca mais ‘base’ Renault, a verdade é que o grupo tem conseguido subir todos os degraus necessários para se sentar confortavelmente numa posição mais premium, e por isso mais importante do mundo automóvel.
Quer um exemplo disto mesmo? Bem, depois do Megane elétrico, do Austral, do Espace, e mais recentemente do Scenic E-Tech, temos algo inegavelmente mais interessante a caminho. Estamos a falar do Renault R5! Um automóvel que pode ser a bandeira desta revolução da Renault!
Renault R5: Elétrico barato, bom, e rápido a chegar!
Portanto, caso não conheça o novo R5, estamos a falar de um utilitário com um estilo retro, mas que ainda assim parece ter vindo do futuro. Não faz sentido? Bem, não tem de fazer! A ideia é conseguir oferecer ao mercado um carro irreverente, diferente de tudo o resto, e que verdadeiramente seja capaz de rivalizar com o incrível sucesso do Fiat 500.
Dito tudo isto, o novo R5 vai ter como base a plataforma EV CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, o que por sua vez significa uma partilha de componentes (50%) com o Clio e Captur.
Curiosamente, tudo isto também significa que o Renault R5 vai ser 33% mais barato que o Zoe, e talvez mais importante que isso, vai ser muito fácil e rápido nas linhas de produção. Sendo exatamente por isso que o Renault R5 tem data marcada de chegada às estradas já em 2024. (A produção de um R5 demora apenas 10 horas! Vai ser o carro mais rápido de produzir em toda a Europa).
Preço?
É um veículo elétrico que deverá custar menos de 25 mil euros. A Renault ainda não avançou com um preço final. Mas é inegável que este automóvel é a grande aposta da fabricante para a nova fase da sua eletrificação.
Quanto a performance e autonomia, é esperado potências entre os 125 e 150cv, bem como baterias entre os 42 e 52 kWh. A autonomia deverá andar à volta dos 400-450 quilómetros. Este R5 vai ter uma versão mais desportivo na forma do Alpine A290, que por sua vez deverá contar com o motor de 218cv do Megane E-Tech.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado com o futuro elétrico do mundo automóvel? Ou “menos de 25 mil euros” ainda é algo um tanto ou pouco caro para a nossa realidade? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!