Há algumas coisas que podem diminuir a velocidade da Internet e em alguns casos isto pode ser uma dor de cabeça. No entanto todas estas situações são bastante fáceis de resolver e pode até assistir-se a um aumento instantâneo da velocidade. Assim só precisa de três coisas para ficar com a internet sem fios mais rápida!
Só precisa de três coisas para ter a Internet sem fios mais rápida!
Há três fatores principais que afetam a velocidade da sua ligação à Internet – a localização do router, a tecnologia e os dispositivos que estão ligados a ele.
A colocação do seu router Wi-Fi em casa é muito importante.
A segurança da rede começa com uma configuração inteligente. Se possível, coloque o seu router no centro da sua casa. Os routers enviam sinais sem fios em todas as direções, por isso, estrategicamente, colocar o seu router numa localização central ajudará a manter a sua ligação nos limites da sua casa. Para além disso até podemos conseguir ter melhor sinal em determinadas divisões.
Algumas pessoas mesmo que tenham a possibilidade de colocar o router numa parte mais central da casa por terem as ligações necessárias, preferem colocá-lo num canto da sala ou num sítio onde fica esteticamente melhor mas mais perto da parede que dá acesso à casa do vizinho. Isto é um erro. Não só estamos a tentar outras pessoas a terem acesso à nossa Internet como acabamos por ter falhas de ligação em determinados pontos da casa. Assim evite fazer isto.
De facto, mover o seu router Wi-Fi apenas dois centímetros pode melhorar a sua velocidade!
Para além disso, se estiver a utilizar Wi-Fi, reduza ao mínimo o número de objetos sólidos entre o ponto de acesso e o dispositivo que sofre de baixas velocidades, utilizando a linha de visão.
Mover um dispositivo ou uma antena, nem que seja dois centímetros para um lado, pode contornar vários objetos sólidos, fazendo uma enorme diferença.
Aliás, em algumas configurações, apenas mover um centímetro pode ser tudo o que precisa para obter velocidades mais rápidas. Isto porque alguns objetos domésticos são mais prejudiciais para o seu router do que outros.
Geralmente, qualquer objeto metálico pode interromper a velocidade do Wi-Fi se estiver demasiado próximo. O router emite ondas de rádio e estas são eletromagnéticas. Isso significa que o metal pode absorvê-las e reduzir a força do seu Wi-Fi.
Na prática o melhor é afastar o router de qualquer obstrução e colocá-lo num espaço aberto.
Os dispositivos ligados
A utilização de vários dispositivos ao mesmo tempo, o streaming, os jogos e as videoconferências são atividades que esgotam o seu router Wi-Fi.
Para além disso inspecione frequentemente os dispositivos ligados à sua rede e verifique se sabe quais são. Se alguma coisa parecer suspeita, mude de imediato a palavra-passe de acesso ao Wi-Fi. Depois de alterar a password, terá de voltar a ligar todos os seus dispositivos. Seja como for mais vale isto do que andarem a utilizar de forma abusiva a sua Internet.
Atenção aos equipamentos antigos
Para perceber como é que um dispositivo antigo pode atrasar a sua rede, é essencial olharmos para o Wi-Fi e como funciona. As redes sem fios utilizam uma frequência de 2,4GHz ou uma frequência de 5GHz. Esta frequência define o número de ondas que passam por um local fixo num segundo. Assim, se estiver a usar Wi-Fi de 5GHz, um total de 5.000.000.000 ondas chegam ao seu smartphone num segundo.
Para transmitir dados, o router Wi-Fi altera estas ondas com base nos dados que precisam de ser enviados. Entretanto no meio disto estão diferentes protocolos. Estes protocolos definem diferentes técnicas de modulação que conduzem a uma diferença na quantidade de dados transmitidos pelo Wi-Fi.
Protocolos diferentes utilizam diferentes técnicas de modulação para transmitir dados. Devido a esta razão, um dispositivo que usa o protocolo 802.11b não consegue compreender os dados transmitidos pelo protocolo 802.11n.
Dito isto, o Wi-Fi tem de ser retro compatível e se um dispositivo 802.11b se ligar a um router que utiliza 802.11n, precisa de funcionar. Assim, para resolver este problema, o router 802.11n utiliza o protocolo 802.11b para comunicar com aquele dispositivo. É devido a esta razão que o seu Wi-Fi abranda por causa de um dispositivo mais antigo.
O que fazer?
A utilização de um Wi-Fi de dupla banda pode ajudá-lo se utilizar ambos os dispositivos utilizando os protocolos mais antigos e os mais recentes. Para resolver o seu problema, pode ligar os dispositivos mais antigos à rede 2.4GHz e os dispositivos mais recentes à banda 5GHz. Isto evitará que dispositivos mais antigos interfiram com dispositivos mais recentes, oferecendo melhores velocidades.
Fazendo tudo isto vai ficar com a sua internet sem fios mais rápida!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!