Usar o mesmo carregador para tudo. É um risco?

Num mundo em que tudo é USB-C, curiosamente até o iPhone! É cada vez mais normal ver consumidores a carregar tudo através de um único “Power Brick” (carregador), o que claro está, resulta em situações extremamente curiosas, e que até podem levar à existência de algum receio.

Consegue imaginar utilizar um carregador de um portátil, quase sempre gigante, especialmente se for um portátil gaming, nuns simples earbuds? Ou num telemóvel?

Isto é possível? É uma boa ideia? Bem, vamos por partes.

Usar o mesmo carregador para tudo. É boa ideia?

Para alguns consumidores pode parecer extremamente estranho utilizar um carregador com mais de 100W de potência num produto pequeno, que até pode ter suporte a tecnologias de carregamento rápido, mas nunca ao mesmo nível de um portátil ou smartphone. Mas, esta é a beleza do USB-C!

O mercado não está a mudar para este padrão apenas pela praticabilidade de ter tudo igual, em todos os produtos. O próprio padrão de carregamento é capaz de se adaptar ao ecossistema de produtos completamente díspares.

Por exemplo, utilizar um carregador gigante de portátil nuns earbuds, como na imagem cm cima. Tem problema? Não! O USB-C vai negociar a potência com o dispositivo que decidiu tentar carregar, e mesmo que essa negociação não seja possível, vai enviar energia ao nível padrão mais baixo (5V 2A).

  • Nota: Por vezes as coisas não podem funcionar, porque existem sub-padrões dentro do padrão USB-C (USB PD por exemplo). Mas, nesses casos, o aparelho não vai aceitar carga e a coisa fica por aqui.

Nunca existe um problema de “explodir” um aparelho por potência de carga demasiado alta!

Ou o aparelho “negoceia” e tenta chegar à sua potência mais alta, carrega à potência padrão mais baixa do padrão como já dissemos em cima, ou então pura e simplesmente não carrega. É mesmo só isto. Não precisa de ter medo.

Em suma, se está a usar o carregador do seu portátil nos seus earbuds, ou no seu smartphone, e a coisa funciona bem, continue, está a fazer muito bem, e foi para isto que se apostou no USB-C.

Aliás, temos cada vez mais carregadores universais no mercado, alguns capazes de suportar vários aparelhos ao mesmo tempo, exatamente por causa disto. Pode utilizar o que quiser! Tem USB-C? Está perfeito!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também