Como deve saber, a Inteligência Artificial tem vindo a ganhar uma nova importância em todos os aspetos da nossa sociedade, uma tendência que veio para ficar. Ou seja, os investimentos no IA só vão aumentar, e esta só vai aparecer em mais coisas. A coisa já não vai andar para trás.
Mas, tudo isto levanta uma questão. Como deve imaginar, se você tem acesso ao ChatGPT, ao Bing, ao Bard, etc… Seja em sua casa, ou no seu trabalho, é óbvio que os seus irmãos, filhos e/ou netos, que ainda andam na escola, ou na faculdade, também têm. Aliás, o uso destas ferramentas só tem vindo a aumentar nestes ambientes, com o mundo do ensinar a tentar criar ferramentas para identificar projetos que possam ter sido gerados por IA.
Mas, pelo menos na minha opinião, as escolas não deveriam proibir o uso deste tipo de ferramenta. A educação deveria adaptar-se e ter isto em conta. Deveria ensinar a utilizar o IA de forma eficiente, e não ensinar que este é o inimigo.
Como é que o ChatGPT vai afetar a educação?
Ainda se lembra da altura em que a calculadora começou a ser algo comum, e eventualmente fez o seu caminho para as salas de aula? Tudo começou em 1970, e na altura, houve uma resistência tremenda à mudança (como é normal no mundo do ensino). Mas, com algumas limitações, a calculadora tornou-se numa ferramenta incrível para melhorar o ensino de matemática, e outras disciplinas, especialmente no ensino Secundário e na Universidade.
São ferramentas para chegar mais longe. O IA é diferente, mas a sua implementação no sistema de ensino terá de seguir o mesmo caminho. Pelo menos na minha opinião. Dito tudo isto, por favor, partilhe connosco a sua na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!