(Ensaio) Leon Cupra: Estilo até dizer chega!

A Cupra é hoje em dia muito mais que uma versão um bocadinho mais entusiasta dos carros da SEAT. Aliás, na minha opinião, a Cupra é mesmo tudo aquilo que a SEAT sonha em ser mas por alguma razão não consegue alcançar.

Ainda assim, o Cupra Leon que tivemos para teste é na realidade a versão ‘performance’ do SEAT Leon que tanto sucesso faz no mercado Nacional. Porém, para dar um pouco de razão ao que disse na primeira linha deste artigo, não é um SEAT Leon Cupra, é um Cupra Leon. Existem diferenças. Vamos a elas?

(Ensaio) Leon Cupra: Carro incrível para quem gosta de qualidade e estilo

Um Cupra é ou não é um SEAT? Bem, sim, mas também não. É confuso, eu sei!

A Cupra ainda faz parte da família SEAT, mas ao mesmo tempo está cada vez mais afastada, cada mais jovial, e cada vez mais apelativa para todo o tipo de consumidores.

É por isso que já tem os seus próprios modelos como é o caso do Cupra Born e Cupra Formentor, mas também continua a criar versões mais “fixes” de alguns carros SEAT, como é o caso deste Cupra Leon.

O que muda?

O Cupra Leon é mais baixo, parece mais chateado, tem rodas maiores, e claro, tem vários acabamentos a imitar cobre. É um carro que no fundo é muito parecido ao modelo original, mas é mais elaborado.

Na realidade, é o exemplo perfeito de que pequenos toques aqui e acolá, podem fazer toda a diferença.

Dito isto, o interior é muito parecido ao Leon da Seat, mas com maior qualidade de construção e um maior foco no ecrã central de 12 polegadas, que digo desde já, é o melhor sistema de infotainment que apanhei num carro do grupo VW nos últimos tempos. É grande, é bonito, e mais importante que isso, é rápido.

Porém, este Cupra Leon continua a sofrer do síndrome “touch é que é bom”! Com vários controlos a ficarem escondidos em menus no ecrã sensível ao toque. Como é o exemplo do controlo climático, que continua atrás de menus e menuzinhos irritantes. Isto é algo que quero ver retirado de todos os automóveis à face da terra. Felizmente, a VW já confirmou que o touch vai desaparecer dos novos modelos do grupo.

Fora a falta de botões, o interior é mesmo muito bom, espaçoso. Além disso, a iluminação noturna é incrível, ao conseguir fazer sentir que está a conduzir uma bomba, mesmo que o motor não lhe dê todo o sumo que provavelmente gostaria de encontrar. (Nós conduzimos a versão eTSI 1.5 com 150cv).

Performance

O Cupra Leon está disponível em várias versões, com um maior foco na Gasolina como é normal nesta nova era em que o Gasóleo parece o Diabo na terra. Assim, temos a versão menos agressiva que tivemos a oportunidade de testar (eTSI 150cv DSG), temos ainda uma versão Plug-In Hybrid (245cv), e por fim uma versão Diesel TDI 2.0 também com 150cv.

No nosso teste, apesar de faltar algum “poder” ao motor 1.5 TSI, a realidade é que o Cupra Leon é um carro muito satisfatório, sempre capaz de passar um feeling divertido na condução.

Sente-se como um carro diferente, capaz de ultrapassar qualquer obstáculo. Mas talvez mais importante que isso, é um automóvel que passa muita segurança e conforto. Seja em cidade, em percurso misto, ou autoestrada.

O Cupra Leon é extraordinariamente espaçoso para a gama onde se encontra!

O Cupra Leon oferece muito espaço para o tamanho que aparenta ter, o habitáculo é extremamente confortável para o condutor, para o pendura, e até para os passageiros temos algum conforto e espaço disponível, isto nunca esquecendo as muitas malas que pode vir a ter.

Fui ao Algarve e voltei com este carro, andei a passear com a minha família pela zona (4 pessoas, 3 adultos e uma criança), e tudo correu bem. Aliás, o meu sobrinho de 7 anos afirmou que eu devia trocar o meu Golf GTE por este Cupra. Talvez um dia!

Conclusão

O Leon Cupra é um automóvel que chama a atenção, e que enche a alma do seu condutor em cada viagem. Tem qualidade, é bonito, é seguro, e traz muito conforto para cima da mesa.

É mais um exemplo do crescimento da Cupra no mundo automóvel. Sendo também mais acessível que vários rivais dentro do mesmo segmento.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Um carro que foi capaz de me encher as medidas, mas que PEDE um motor com mais potência. Se estiver interessado, opte pelas motorizações com mais potência, e deixe o motor eTSI 1.5 para os mais jovens e menos endinheirados.(Ensaio) Leon Cupra: Estilo até dizer chega!
Share to...