Se está a utilizar o Windows 11 está a dar dinheiro à Microsoft!

O Microsoft Windows tem a maior quota de mercado dos sistemas operativos para computadores de secretária em todas as partes do mundo. O estatuto dominante do Windows no mercado dos sistemas operativos para computadores de secretária ajuda a Microsoft a ganhar muito dinheiro. Dito isto esta empresa tem muitas estratégias para ganhar dinheiro só por estar a utilizar o Windows 11.

Se está a utilizar o Windows 11 está a dar dinheiro à Microsoft!

Mesmo que esteja a utilizar o Windows 11 gratuitamente, está a ajudar direta ou indiretamente a Microsoft a ganhar dinheiro. Mas como é que isso acontece exatamente? Vamos explicar-lhe as várias formas como a empresa ganha dinheiro.

A Microsoft ganha dinheiro com a venda de licenças do Windows 11

Pode instalar o Windows 11 em qualquer computador que cumpra os requisitos mínimos para executar o sistema operativo. Ao contrário da Apple, a Microsoft vende licenças do Windows 11 para que possa criar o seu PC utilizando os componentes disponíveis.

atualização do Windows 11 ecrãs, reparar computador a reiniciar
Galati, Romania – June 19, 2022: Checking for Windows 11 updates on laptop screen close up view

Pode comprar licenças do Windows 11 na Microsoft Store ou noutros revendedores autorizados. A Microsoft obtém lucros por cada licença vendida em todo o mundo.

A Microsoft também cobra uma taxa aos fabricantes de PCs Windows pela pré-instalação do Windows 11 nos seus computadores portáteis, PCs tudo-em-um e outros dispositivos que executam o SO Windows 11 para ambiente de trabalho. Embora não pague a licença separadamente quando compra um portátil Windows, os fabricantes de portáteis incluem essa taxa no seu preço final.

Em suma, a Microsoft ganha dinheiro sempre que um PC é comprado ou que alguém compra uma licença separadamente para construir o seu PC personalizado.

A Microsoft vende subscrições a utilizadores do Windows 11

Quando começar a utilizar o Windows 11, há grandes probabilidades de acabar por utilizar algumas das aplicações e serviços da Microsoft, alguns dos quais são pagos. Quer queira quer não, a Microsoft continua a promover a sua oferta de subscrição paga, como o Microsoft 365, através de várias aplicações e serviços.

Por exemplo, ao abrir a Microsoft Store, verá a Microsoft a promover as suas aplicações do Microsoft 365, destacando algumas das suas vantagens.

Muitas das subscrições pagas da Microsoft estão disponíveis em todas as principais plataformas, incluindo o macOS. No entanto, é mais fácil para a Microsoft promover esses serviços no Windows do que no macOS da Apple ou em qualquer outra plataforma.

As aplicações de bloatware no Windows 11 ajudam a Microsoft a lucrar

Os Programas Potencialmente Indesejados (PPI) – popularmente conhecidos como aplicações de bloatware – são aqueles que os fabricantes de dispositivos pré-instalam em troca de dinheiro dos programadores de aplicações. No Windows 11, se vir algumas aplicações pré-instaladas com o SO mas que não são da Microsoft, pode ter a certeza de que os programadores de aplicações de terceiros pagaram à empresa na expectativa de obterem mais visibilidade e instalações.

ajustar as definições de som no Windows 11

As aplicações Bloatware não são necessariamente prejudiciais para o seu dispositivo, mas podem não ser úteis para si. Por exemplo, o jogo Candy Crush Saga, Spotify, Facebook e muitos outros vêm pré-instalados com o Windows 11, e pode não querer utilizar nenhum deles. Felizmente, pode desinstalar aplicações de bloatware no Windows 11 e libertar algum espaço no seu PC.

No entanto, o bloatware não se limita ao Windows 11. Pode encontrá-los noutras aplicações e serviços da Microsoft.

A Microsoft mostra anúncios no Windows 11 para ganhar dinheiro

Todas as grandes empresas de tecnologia lucram com a publicidade, e a Microsoft não é exceção. De facto, a empresa presta muita atenção ao aumento das suas receitas de publicidade.

E uma vez que o Windows é o produto de maior sucesso da empresa, utilizado por milhares de milhões de pessoas, mostrar anúncios no Windows 11 é, sem dúvida, uma das melhores formas de obter mais lucros.

Se estiver a utilizar o Windows 11 e prestar atenção aos detalhes, verá a Microsoft a promover as suas aplicações e a mostrar anúncios em algumas das suas aplicações no Windows 11. Por exemplo, verá anúncios em aplicações como Meteorologia, Fotos e muito mais.

A empresa utiliza o Microsoft Advertising SDK para executar anúncios. Os programadores de terceiros também podem rentabilizar as suas aplicações utilizando o SDK. Quando vê anúncios numa das aplicações da Microsoft no seu PC com Windows 11, há grandes probabilidades de a empresa estar a ganhar algum dinheiro.

Vale a pena notar que o SDK de publicidade da Microsoft já não está disponível para novas aplicações. Mas graças ao serviço de mediação de anúncios, ainda pode utilizá-lo para apresentar anúncios de outras redes de anúncios. O SDK está disponível como uma extensão no Visual Studio.

O Windows 11 mostra-lhe anúncios personalizados, o que significa que tentará mostrar-lhe anúncios que poderá achar interessantes. E os anúncios personalizados exigem que a Microsoft recolha os seus dados. Mas pode livrar-se de todos eles tornando o Windows 11 livre de anúncios.

A Microsoft ganha dinheiro com o negócio de publicidade de pesquisa

A Microsoft obtém uma parte considerável das suas receitas do espaço de computação pessoal, que inclui a pesquisa online. E a pesquisa é uma parte integrante do Windows 11 – pode vê-la no menu Iniciar, na aplicação Definições e até no Explorador de Ficheiros.

Além disso, existe um widget de pesquisa dedicado na barra de tarefas. Nos bastidores, o Bing da Microsoft é responsável por lhe mostrar os resultados.

Quando utiliza a funcionalidade de pesquisa no menu Iniciar do Windows 11 ou o widget de pesquisa, o Bing apresenta-lhe os resultados da Web. Na página de pesquisa, também verá anúncios que normalmente aparecem no topo sob a forma de resultados patrocinados.

A Microsoft mostra todo este conteúdo patrocinado na página de pesquisa porque a empresa foi paga para o fazer. O chatbot do Bing Chat da Microsoft também apresenta conteúdo patrocinado nas suas respostas, aumentando assim as receitas globais da empresa.

Uma vez que o Bing está bem integrado no Windows 11, é mais fácil para a Microsoft conseguir que mais pessoas utilizem a sua pesquisa de uma forma ou de outra. Quanto mais o Bing conseguir aumentar a sua base de utilizadores, mais receitas obterá com a apresentação de conteúdos patrocinados na sua página. Em geral, a pesquisa continua a ser uma área de foco importante para a Microsoft ganhar dinheiro no Windows 11.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também