(Análise) Monitor AOC CU34P3CV: Ultrawide e super útil!

No mundo dos computadores temos alternativas para todos os gostos, todos os estilos, e claro todas as carteiras. Dito isto, se porventura precisa de trabalhar, ou jogar, com muita qualidade, é inegável que o formato ultrawide é extremamente apelativo e está a entrar cada vez mais na lista de opções dos consumidores.

Porém, no meio de tanto modelo, é boa ideia saber separar o trigo do joio, por isso, hoje vamos olhar para AOC CU34P3CV! Um monitor ultrawide de 34” baseado num painel VA que é realmente capaz de conjugar uma excelente qualidade de imagem, com a capacidade de alguma jogatava nos tempos livres.

(Análise) Monitor AOC CU34P3CV: Ultrawide e super útil!

Especificações Técnicas

  • Ecrã: Painel VA de 34 polegadas, antirreflexo // 3440 x 1440 (UWQHD) // 110 ppi // 21:9 // 300 nits
  • Taxa de atualização: 100 Hz
  • Tempo de resposta: 4 ms (GtG)
  • Rácio de contraste: 3000:1
  • Ângulo de visualização: 178/178
  • Cores: 16,7 milhões // sRGB (121,5%), DCI-P3 (92,6%), Adobe RGB (99,6%)
  • Características: Sincronização adaptativa, sem cintilação, PBP, PIP, KVM, bloqueio Kensington
  • Áudio: 5W x 2
  • Montagem VESA: 100 x 100 mm
  • Suporte: Inclinação (-5/23), ajuste de altura (150 mm), rotação (-175/175)
  • Portas: HDMI 2.0 x 1, DisplayPort 1.4 x 1, USB-C 3.2 x 1 (modo DP alt, upstream, fornecimento de energia até 65 W), USB 3.2 (Gen 1), RJ45, Saída para auscultadores (3,5 mm)
  • Dimensões: 808,34 x (482,44~611,03) x 275,13mm (com suporte)
  • Peso: 10 kg (com suporte)

Introdução

Este monitor é pensado para o conforto e qualidade de imagem. Ou seja, é um monitor pensado para oferecer qualidade a quem precisa de mais espaço para trabalhar. Uma necessidade que apareceu com a pandemia, e que aumentou o nível de exigência dos utilizadores.

Dito isto, a qualidade aparece logo a partir do momento em que tiramos o monitor da caixa, com tudo muito bem acomodado e arrumado, e imagine só, onde podemos encontrar uma folha com o relatório de testes do monitor que temos agora à nossa frente. É outro nível de atenção ao detalhe.

Design

O design destes monitores da MMD (fabricante que produz os monitores Philips e AOC) é quase sempre igual. Porém, isto não é de todo uma crítica. Em equipa que ganha não se mexe, e está mais do que visto que a Philips e AOC estão a ter muito sucesso com esta fórmula.

Dito isto, temos aqui um monitor ultrawide com 34” de tamanho, uma curvatura de 1500R, e colunas à mistura. As margens podiam ser um pouco mais finas, e o design um pouco mais moderno. Mas para um monitor de trabalho que tem de ser resistente primeiro, funcional em segundo lugar, e apenas bonito depois de tudo isto assegurado, acho que estamos bem servidos.

Habemus som!

Como costuma ser normal nos monitores da MMD, temos dois altifalantes de 5W que não vão impressionar os mais entusiastas, mas que deixam a comer pó muitas colunas de portáteis populares do mercado. (Se encostar o monitor à parede, até vai ter uma performance stereo muito interessante!)

Conectividade

Na parte da conectividade temos uma porta HDMI 2.0, uma porta DisplayPort 1.4, uma porta USB-C com suporte a DP Alt Mode, o que por sua vez permite dar energia ao seu portátil, ao mesmo tempo que recebe imagem dessa mesma máquina.

Existem ainda 4 postas USB normais no monitor, duas delas na parte lateral. Temos também entrada 3.5mm e até uma ligação LAN.

Qualidade de Imagem

Não temos um painel IPS como talvez muitos desejariam. Mas temos um painel VA muito interessante, com ajuda de retroiluminação WLED e equipado com tecnologia Flicker Free que digo já que à primeira vista parecia IPS. É um monitor que vai oferecer uma qualidade de imagem incrível em trabalho mais focado na produtividade, e também uma qualidade de cores se quiser fazer trabalho mais criativo. Se à noite gostar de jogar, no fim de todo o trabalho feito, este monitor também é capaz de fazer uma “perninha” graças ao facto de chegar aos 100Hz.

A resolução é UWQHD, ou seja, um QHD (1440p) estendido por ser um monitor ultrawide. O que claro está, significa que temos muitos mais píxeis para alimentar face a um monitor QHD normal. O que também significa uma maior qualidade de imagem em tudo o que fizer. Além disto, temos resposta GtG de 4ms, e felizmente, suporte a tecnologias Adaptive Sync para quem quiser jogar. (Porém, se quiser jogar primeiro e trabalhar depois, há alternativas melhores na gama da AOC.)

Este é um monitor para trabalhar!

Como disse em cima, pode fazer uma perninha num qualquer jogo, e até vai usufruir de muita qualidade de imagem. Mas, este é um monitor focado no trabalho, sendo exatamente por isso que temos acesso a um HUB USB-C capaz de fornecer até 65W de potência, bem como suporte à tecnologia KVM que permite ligar e apresentar várias sistemas computacionais ao mesmo tempo neste monitor.

Se quiser meter um braço em vez de utilizar o suporte que vem na caixa (que é ajustável em altura ~15cm, e também permite rodar e inclinar), temos suporte ao padrão VESA 100*100.

Durabilidade!

Como dissemos em cima, um monitor de trabalho tem de ser primeiramente resistente, e no caso deste AOC, isto significa uma esperança de vida de mais ou menos 70 mil horas nos componentes internos e 30 mil horas para o painel VA.

Conclusão

É um monitor capaz de fazer tudo, e por isso, muito interessante para vários tipos de utilizadores. Tendo já alguns meses de mercado, também já baixou significativamente de preço, sendo possível meter-lhe a mão por pouco mais de 450€.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

No mundo dos computadores temos alternativas para todos os gostos, todos os estilos, e claro todas as carteiras. Dito isto, se porventura precisa de trabalhar, ou jogar, com muita qualidade, é inegável que o formato ultrawide é extremamente apelativo e está a entrar cada...(Análise) Monitor AOC CU34P3CV: Ultrawide e super útil!