Como aceder aos eventos de início de sessão do Windows 10 e 11

Por vezes pode não saber mas é bem provável que alguém esteja a utilizar secretamente o seu computador. Isto acontece em 40% dos casos, muitas vezes com consentimento. O problema são aqueles casos onde a pessoa não faz ideia do que se está a passar. No entanto saiba que quase tudo o que se faz deixa algum tipo de rasto num computador. Um das formas mais eficazes de descobrir isto é aceder aos eventos de início de sessão do Windows 10 e 11.

Como aceder aos eventos de início de sessão do Windows 10 e 11

Desde o Windows 10 Home que o sistema operativo regista automaticamente os eventos de logon. Isto significa que ele toma nota de cada vez que faz login no seu dispositivo. Então, como pode verificar isso?

alguém esteve no computador, Como aceder aos eventos de início de sessão do Windows 10 e 11

Procure “Visualizador de eventos” e clique na aplicação. Aceda a Registo do Windows > Segurança. Verá uma longa lista de actividades, a maioria das quais não fará muito sentido para si, a menos que conheça bem os códigos de ID do Windows.

O código que deve procurar é o “4624”, registado como “Logon”. “4672” significa “Logon especial”, que pode ser visto em conjunto com um logon padrão. Isto indica um início de sessão administrativo. “4634” surge quando uma conta termina a sessão no seu PC.

Poderá ser difícil identificar estes códigos, mas pode restringir a sua procura utilizando a função Procurar… no menu à direita.

Se souber uma hora em que esteve ausente do computador, pode percorrer o registo ou utilizar os Filtros. Aceda a Acções > Filtrar registo atual e utilize o menu em Registos.

Clique em qualquer registo individual para obter mais detalhes, incluindo a conta que iniciou sessão. Isto é útil se achar que alguém utilizou o seu PC mas não o seu sistema.

Com isto vai conseguir saber se alguém esteve no seu computador sem autorização.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também