Hoje em dia estamos habituados a receber várias chamadas por dia. Umas são do nosso interesse, outras nem tanto. Dito isto, há uma coisa que não pode ignorar, até porque pode deixar quem atende a chamada em perigo. Assim se atender uma chamada e lhe disserem isto desligue logo!
Se atender uma chamada e lhe disserem isto desligue logo!
São bastantes as chamadas telefónicas não solicitadas. No entanto, enquanto muitas podem ser inocentes, outras podem tornar-se bem perigosas. Especialmente quando dizem determinadas coisas. Assim se alguém ligar para o seu iPhone ou smartphone Android e disser alguma delas, é altura de desligar.
Existem inúmeros tipos de esquemas de chamadas telefónicas – e qualquer um deles pode surgir do nada. Seja como for há sempre aspetos importantes a ter em conta e coisas a que tem de dar mesmo muita atenção!
Há vários sinais de aviso que podem indicar que uma chamada telefónica é uma burla. Logo à partida se receber uma chamada inesperada ou se o número não lhe for familiar, deve ter cuidado.
Em situações de emergência, os burlões podem fingir ser prestáveis, por exemplo, fazendo-se passar por representantes de uma companhia aérea, mas a sua verdadeira intenção é roubar identidades e dinheiro.
Fazer uma pesquisa rápida na Internet para verificar a legitimidade do autor da chamada é sempre um passo prudente.
Há três frases comuns que os burlões utilizam para o tentar enganar.
Em primeiro lugar, um burlão pede-lhe um “pagamento imediato”.
Desconfie se a pessoa que lhe telefona pedir um pagamento imediato ou solicitar que revele informações pessoais.
A segunda frase a que deve estar atento é uma “oferta gratuita” ou uma oportunidade de investir em algo.
Promessas de oportunidades financeiras lucrativas ou presentes, juntamente com táticas de manipulação emocional, também devem levantar suspeitas.
Em terceiro lugar, tenha muito cuidado quando alguém ao telefone lhe pedir para “instalar uma aplicação. Da mesma forma, se o autor da chamada insistir em instalar determinadas aplicações ou exigir um conjunto exaustivo de dados pessoais.
Dito isto se suspeitar de uma chamada telefónica, o melhor é desligar.
Posto isto, a melhor solução é contactar diretamente a empresa com a qual supostamente está a falar.
A propósito, utilize os dados de contacto da página Web ou da aplicação oficial – e não os dados fornecidos por telefone, pois podem ser fraudulentos.
Dessa forma, pode verificar quaisquer alegações feitas durante a chamada telefónica com a organização legÃtima.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!