Está a odiar a atual geração de placas gráficas? Infelizmente, a performance é basicamente a mesma nas gamas baixas e médias, e os preços são uma autêntica piada. Bem, as coisas podem melhorar um pouco até ao final do ano, mas o paradigma não vai mudar na sua totalidade. Sabe porquê?
A NVIDIA domina o mercado, e ainda tem 6 milhões de GPUs Ampere (RTX 30) para despachar. Isto significa que as rivais AMD e Intel poderiam aproveitar a situação para ganhar quota de mercado com produtos inovadores a bom preço. Mas… Nenhuma delas está para aà virada.
Quem vai sofrer? Vamos ser nós! Com a gama média a ser populada por placas gráficas como a RTX 3070 e RTX 3060 até 2025, enquanto a RTX 3050 se deverá transformar na GTX 1050 Ti de nova geração.
Até 2025? Afinal de contas, esse vai ser o ano em que a NVIDIA deverá lançar a sua nova geração de placas gráficas. Além disso, como a procura está em mÃnimos históricos, é muito provável que nem nessa altura a NVIDIA seja capaz de despachar a totalidade de placas gráficas RTX 30 que ainda tem em armazém.
NVIDIA: RTX 3070, 3060 e 3050 no mercado por mais 2 anos!
Portanto, segundo novas informações, a NVIDIA continua com os armazéns cheios de GPUs Ampere, nomeadamente GPUs GA106 e GA104, que deverão servir de base a placas gráficas RTX 3070, RTX 3060 Ti, RTX 3060 e RTX 3050, para inundar as gamas baixas e médias do mercado nos próximos anos. Sim… Leu bem! ANOS.
Como assim? Bem, a NVIDIA tem cerca de 6 milhões de GPUs Ampere ainda em armazém. Sendo exatamente por isso que a NVIDIA também está a parar a produção de novos GPUs. Qual é a solução? Não se faz mais, e vamos ver um novo e renovado foco nos GPUs mais antigos, tudo para despachar!
Isto significa preços mais baixos para escoar stocks? Duvido. Mas quem sabe, tudo irá depender do nÃvel de desespero e pressa que a NVIDIA poderá ter.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!