Como deve saber, enquanto a AMD foi capaz de manter a sua plataforma AM4 viva durante 5~6 anos, e já promete algo bem similar com as mais recentes motherboards AM5, a Intel está novamente pronta a quebrar retrocompatibilidades para lançar novas motherboards baseadas num socket completamente diferente.
Estamos a falar da plataforma Intel LGA-1851, que deverá começar a fazer das suas já no próximo ano com os Intel Core 15000 (Arrow Lake-S).
Estas motherboards devem manter-se até 2026, ou seja, um ciclo de vida de apenas 2 anos.
Plataformas da Intel só aguentam 2 anos. Porquê?
Portanto, a próxima plataforma da Intel deve durar 2 anos, tal e qual como a atual e a anterior também duraram 2 anos. Esta é a estratégia da empresa, e como deve imaginar, em equipa que ganha não se mexe. Porém, existem mesmo algumas melhorias nesta nova plataforma, o que poderá ajudar os consumidores a baixar as forquilhas. Afinal de contas, além de um adeus à memória RAM DDR4, a Intel também está a trabalhar num novo sistema de output de imagem, devido à implementação de iGPUs mais poderosos nas próximas gerações de processadores Intel Core.
Além de tudo isto, são esperadas melhorias no sistema de comunicação PCIe 5.0, com 20 linhas de comunicação para o GPU e 4 linhas para o armazenamento. Isto significa um acréscimo de 4x relativamente à atual plataforma LGA-1700.
Porém, apesar de todas as melhorias e modificações, é esperado que o tamanho dos processadores e do próprio socket seja exatamente o mesmo. Ou seja, todos os coolers da atual plataforma vão também funcionar na nova, até pelo menos 2026. Depois logo se vê!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!