Normalmente, somos sempre muito focados nos produtos BBB, ou seja, Bons, Baratos e Bonitos. Desta vez, temos algo um pouco diferente na forma do Oscal Spider 8, um tablet que não é feio, mas que como é óbvio não se foca no design.
Afinal, é um tablet mais pensado para ser robusto e não super fino e leve. Ainda assim, é sem dúvida muito interessante para o preço! Isto ao oferecer uma boa qualidade de imagem, um nível de performance suficiente para a grande maioria dos casos de uso, e claro, uma bateria capaz de aguentar muitas e boas horas.
(Análise) Tablet low-cost Oscal Spider 8: Bom, Barato, e Resistente!
Portanto, a Blackview anunciou muito recentemente o lançamento do OSCAL Spider 8, um tablet ‘low-cost’ Android desenhado para ser resistente e aguentar tudo o que lhe atira para cima. Afinal, é a prova de água, pó e até quedas. Afinal de contas, temos certificação IP68/IP69K e ainda a mítica MIL-STD-810H. Isto significa que é realmente resistente a a ambientes extremos, como são as mãos de uma criança de 10 anos. Conta também com uma bateria de 13000mAh, o que é sempre extremamente interessante, especialmente porque também temos carregamento rápido de 33W.
Temos ainda um ecrã com um tamanho de 10.1” protegido por vidro Corning Gorilla Glass 5 (caneta incluída!) e resolução acima do Full HD (1920*1200 WUXGA), um SoC Tiger 616 Octa-Core que não obviamente muito conhecido no mercado, mas faz bem o seu trabalho, 8GB de memória RAM (expansão até 16GB) e um mínimo de 128GB de armazenamento interno.
Além de tudo isto, temos ainda uma câmara traseira de 13MP e uma câmara frontal de 16MP. Mas… Não conte muito com elas. A qualidade de captura não é de todo a melhor do mundo.
O tablet tem como base Android 13, e tem suporte a Wi-Fi, Bluetooth e GPS. Além disso, temos também suporte a cartão SIM para ter acesso à Internet longe das redes Wi-Fi.
No campo do design, apesar da sua robustez, a coisa não é exagerada a nível de aspeto frontal ou peso. Podemos resumir ao dizer que é um tablet normal, que se por acaso cair no chão, vai partir o chão. Além disso, tem borrachas para proteger todas as entradas de água e pó, sendo exatamente por isso que é à prova de quase tudo. Apenas isso.
Curiosamente, o que mais gosto no produto é mesmo a pega incluída na traseira, que nos permite agarrá-lo com mais conforto, seja em que posição for. (É daquelas pessoas que adora estar deitada no sofá de lado, mas ter o tablet na mão é um pesadelo? Isto ajuda!)
A nível de peso e dimensões, é um pacote com 976g e 256.3 × 165.8 × 16.8 mm.
Claro que o processador não é um Qualcomm ou MediaTek topo de gama. Mas, ainda assim, o Oscal 8 Spider é realmente interessante no campo da performance, ao conseguir correr qualquer tipo de app, até jogos teoricamente mais exigentes. Claro que não vai ter a mesma performance de um Tab S9, mas enquanto o tablet da Samsung custa ~1000€, aqui temos um produto a mais ou menos 190€.
Conclusão
Em suma, sendo um tablet low-cost, ficámos impressionados com a qualidade de todo o pacote. Este é um tablet incrível se porventura quiser iniciar o seu filho, sobrinho ou enteado no mundo da tecnologia. Especialmente quando temos em conta o seu nível de robustez.
Como dissemos em cima, não é o tablet mais poderoso do planeta. Mas, a este preço, também não tem de o ser. Pode comprar aqui.